A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu mais uma edição do encontro de acolhimento com as profissionais da rede municipal de ensino. Desta vez, o momento foi dedicado às professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas salas de recursos das escolas atendendo alunos com deficiência ou necessidades educacionais específicas.
Com o tema “Acolher e florescer por dentro: entre chá e acolhimento”, o encontro teve como objetivo fortalecer o vínculo entre as educadoras, proporcionar um espaço de escuta, troca de experiências e cuidado emocional. A ação contou com um café da manhã especialmente preparado para as 24 professoras do AEE que atuam nas escolas da rede.
A gerente de Educação Especial, Elizângela Menezes, destacou a importância do momento.
“Pensamos em oferecer um acolhimento que fosse leve, íntimo, como o café da manhã na casa da gente. Além da troca de experiências profissionais, este é um espaço onde elas compartilham suas alegrias e também suas dores, pois a professora não se separa da mulher, da mãe, da pessoa que sente e cuida”, afirmou.
O momento teve ainda uma roda de conversa com orientação psicológica, fortalecendo o cuidado com o bem-estar das profissionais. Como muitas delas atendem mais de uma escola e nem sempre participam das formações juntas, o evento também permitiu que se conhecessem melhor e compartilhassem vivências do dia a dia.
Essa foi a primeira edição voltada especificamente às professoras do AEE em 2025, mas outras iniciativas semelhantes já foram realizadas com profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
“Se não pararmos para cuidar de quem cuida, vai chegar um momento em que não teremos mais quem cuide. Por isso, é essencial valorizar e acolher nossas educadoras, para que elas estejam fortalecidas e continuem cuidando com amor dos nossos pequenos”, finalizou Elizângela.