15 de janeiro de 2025

Prefeitura de Ji-Paraná faz a vacinação de servidores da Caerd contra hepatites virais

peixe-post-madeirao

A equipe de servidores da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), imunizou e realizou testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C, sífilis e HIV, em 85 servidores da Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (Caerd). A ação faz parte da Campanha Julho Amarelo. 

A atividade conscientiza sobre a importância da prevenção das hepatites virais,  que é um grave problema de saúde pública no país e no mundo. A doença atinge o fígado e, na maioria das vezes, é uma infecção que não apresenta sintomas. Elas são transmitidas por meio de relações sexuais, desprotegidas com individuo infectado, ou por compartilhamento de objetos perfurocortantes. 

Segundo a enfermeira responsável técnica da Divisão de Imunização da Semusa, Cristiane Della Libera, a ação no local ocorreu a pedido da Caerd com o objetivo de proteger os servidores da companhia e conscientizá-los da prevenção. Ela reforçou que as hepatites virais podem ser controladas com diagnósticos precoce, acompanhadas de tratamentos. 

A coordenadora de Programas Estratégicos do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, Girlene de Brito Gomes, afirmou que a doença é silenciosa e perigosa e, por isso, é preciso estar atento aos sintomas. Ela salientou que a prevenção é o melhor caminho e que é importante procurar uma unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua residência.  

Náuseas

Os sintomas podem ser febre, fraqueza, enjoo ou náuseas, mal-estar, dor abdominal, vômitos, perda de apetite, urina escura (cor de café), olhos e pele amarelada.