Na última semana, a Prefeitura de Ariquemes, através das Secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema) e Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural, realizou a entrega de mais quarenta e cinco certificados de cursos profissionalizantes nas áreas de confeitaria, ministrado no Assentamento Natan; produção de doces, realizado na cozinha da União do Vegetal, e derivados do leite, para moradores da Linha LC-70, no travessão B – 10.
Cada turma contou com quinze alunos, entre eles estava o Adriano Gomes, interno da Associação Amor e Vida (Amorevi). Atualmente passando por desintoxicação da dependência química, ele conta que é ex-morador de rua, onde viveu por seis anos. Único homem da turma escolheu a capacitação em doces e compotas e disse que agora terá a possibilidade de gerar a própria renda.
“Eu estava nas ruas, a Amorevi me acolheu, tô tirando meus documentos e agora tô na fase de ressocialização e esse curso é muito importante, porque vai me dar um meio de ganhar meus recursos para recomeçar a vida”, afirmou Adriano.
Vulnerabilidade
Gisele Jasset, Secretária da Semdes, explicou que cada curso tem quarenta horas de duração e que o objetivo é capacitar pessoas em vulnerabilidade social para que possam empreender e gerar renda para a família. “Aqui as pessoas podem se capacitar para gerar renda e sair da situação em que se encontram hoje.” Disse Gisele.
Dilermando Teodoro, presidente do Sindicato Rural, lembrou que os cursos de derivados do Leite e Confeitaria, ministrados na zona rural de Ariquemes, em parceria com a SEMA, também foram bastante concorridos. “A procura pelos cursos é grande, uma vez que nossa intenção é capacitar o produtor para agregar valor a sua produção e, assim, gerar emprego e aumentar a arrecadação nas propriedades rurais.” Afirmou.
O prefeito Thiago Flores agradeceu a parceria do SENAR e Sindicato Rural que desde 2018, junto à Prefeitura de Ariquemes, já capacitou mais de 700 alunos nas mais diversas áreas. “Nosso propósito é fechar 2019 com mais mil alunos formados. Desta forma, oferecemos a oportunidade para que os cidadãos driblem a crise, façam seus ganhos e fomentem a economia local”, concluiu o Prefeito.