Esta semana, 15 alunos aprenderam a arte da filetagem de pescados num curso gratuito, ofertado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio de uma parceria com Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Rondônia (Faperon) e Igreja Assembleia de Deus.
A iniciativa integra o projeto “360º de Desenvolvimento Sistêmico de Ariquemes”, criado pela prefeitura, em conjunto com a Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa, Sebrae, Senar, Senac, Sindicato Rural de Ariquemes, OAB, Emater, Acia, Governo de Rondônia por meio da Sepog, Sine, e Banco do Povo.
Mão-de-obra
De acordo com Silane Guedes, secretária municipal de Meio Ambiente, diversos cursos como este serão oferecidos gratuitamente ao público. O objetivo é capacitar mão-de-obra, além de estimular o consumo do pescado produzido na região e fomentar a economia, através da possibilidade de novos meios de empreendimentos.
“No caso deste curso, além disseminar o conhecimento sobre o processamento do tambaqui, que é o principal peixe da região, para que as famílias consigam obter um consumo mais seguro e levar para a mesa das famílias que têm crianças, a gente consegue criar nova mão-de-obra em restaurantes e lanchonetes ou usar esse conhecimento para empreender, agregando valor para depois revender”, afirmou Silane.
O “360º DSA” já tem previsão de mais cursos profissionalizantes. O próximo evento será a palestra “Projeto de Vida: transforme potencial em desenpenho”, ministrada pelo professor mestre Luciano Santana Pereira, de Maringá- PR, no auditório da OAB, às 19h30min. A entrada, como sempre, será gratuita, mas as vagas são limitadas.