O residencial popular Zona Sul, em Ariquemes, foi a terceira comunidade beneficiada com brinquedos adaptados para crianças com deficiência. A entrega do kit, composto por balanço e gangorra, ocorreu na manhã da última sexta-feira (26) e contou com a presença do prefeito Thiago Flores, o qual na oportunidade afirmou que os locais escolhidos para receber os primeiros playgrounds inclusivos obedeceu ao critério lógico de demanda. “Nos norteamos por critérios e o primeiro deles é contemplar os locais onde existe maior demanda de crianças com necessidades especiais. Por este motivo, escolhemos os dois conjuntos habitacionais que existem no município, em que uma cota das vagas é destinada prioritariamente para famílias que possuem pessoas com deficiência, incluindo crianças”, afirmou.
Pioneirismo
Ariquemes foi o primeiro município do estado de Rondônia a instalar os brinquedos adaptados para crianças com deficiência em áreas públicas. Todo o trabalho de fabricação das peças é coordenado pelos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) Júnior Silva e Rogério Rodrigues, profissionais da marcenaria que capacitam os detentos do Regime Semiaberto, participantes do projeto “Construindo a Liberdade’, para produzirem os componentes dos playgrounds. A matéria prima é madeira apreendida e destinada para a SEMA. Todo o processo é realizado sem custo adicional para o município. Além do Zona Sul, os kits com acessiblidade também foram instalados no residencial Feliz Cidade e na Praça Quero-Quero, no bairro Jardim Europa. Local que reúne centenas de pessoas todas as tardes.
Azul e amarelo
É fácil identificar os playgrounds produzidos neste projeto. Tanto os adaptados quanto os comuns são fabricados em madeira e pintados nas cores azul e amarelo, e podem ser encontrados na praças dos setores cinco, seis, nove, dez, da Vitória, Parque das Nascentes, Praça das Pedrinhas, das Araras, Jardim América, Jardim Paraná, Marechal Rondon, BNH, Jardim Paulista, Mutirão, União III, além do Parque Botânico, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação das Mães de Autistas de Ariquemes (AMAAR), Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá e no Distrito Bom Futuro.










