A Superintendência de Autismo (SUPTEA), órgão vinculado à Secretaria de Educação de Ji-Paraná, abriu na segunda-feira (28) o seminário “Formação de Cuidadores Educacionais e Monitores do Transporte Escolar”. O evento, com 188 participantes, é realizado no Auditório Leila Barreiros, no bairro Dom Bosco (1º distrito), e encerra na quarta-feira (30).
De acordo com superintendente geral da Semed, Washington Roberto Nascimento, tanto cuidadores e monitores que atuam na rede municipal de ensino precisam estar cientes da responsabilidade de atuar junto aos alunos com necessidades especiais. “Por isso, estamos aqui para lembrá-los, para orientá-los, para valorizá-los”, admitiu.
A programação iniciou com a solenidade de abertura e seguiu com palestras com especialistas e técnicos educacionais que abordarão formas diversas de inclusão nas salas de aula e durante o transporte de estudantes. “O essencial é que a abordagem aos nossos alunos com necessidades especiais seja feita com amor”, resumiu o Robson Casula, secretário interino da Semed.
No período das 9 às 10h30, ocorreu a palestra com o tema “ Posturas Profissionais para cuidadores e Monitores” com Renata Lúcia da Silva Aguiar. Em seguida, das 10h45 às 12h, o assunto abordado foi “O autismo na história”, com Débora Soares Lima Wendpap.
Segundo o superintendente da SUPTEA, Ageu Lacerda, a formação acontece com a orientação de contribuir para o desenvolvimento das crianças. “Temos um serviço que é ofertado a um grupo de estudantes que precisa ser atualizado pela troca de experiências. Esperamos que todos possam aprender e ensinar”, justificou.
Amanhã (29), das 8 às 10h, será realizada palestra com Maria Cecília Correa de Souza “Cuidando de quem cuida: estratégias de regulação emocional e acomodações práticas para apoiar estudantes com TEA”. E das 10h45 às 12h, o evento tratará da “A importância da capacitação para cuidadores educacionais”, com Tatiane Mendes Ferreira.
Na quarta-feira (30), das 8 às 10h, cuidadores e monitores conhecerão mais sobre “Cuidar e Educar para incluir: A potência da parceria entre o professor de AEE, professor de sala de aula regular e o cuidador educacional”, com Wanessa Delgado da Silva Ronque. E na palestra final, das 10 às 12h, “Conhecendo o capacitismo: Como superar barreiras e promover a inclusão”, tema que será abordado por Érica Leite Pereira.