Nova Mamoré deu nesta segunda-feira, 20, um passo importante na consolidação da Justiça na região com a inauguração do novo prédio do Ministério Público, que também abriga o Fórum da Comarca, o Tribunal de Justiça de Rondônia e uma sala da Defensoria Pública, aproximando os serviços judiciários da população.
O prefeito Marcélio Brasileiro participou da cerimônia de inauguração, realizada no fim da tarde, que contou com a presença de autoridades do Judiciário de Rondônia, entre elas o presidente do TJ-RO, desembargador Raduan Miguel; o procurador-geral do Ministério Público, Alexandre Jésus; o procurador da Defensoria Pública, Victor Hugo; o juiz Lucas Niero Flores; a defensora pública de Guajará-Mirim, Eryca Rubielly; o desembargador Roosevelt Queiroz; o advogado Vinícius Miguel; e o promotor designado para Nova Mamoré, Dr. Antônio Carlos.
O prefeito esteve acompanhado do vice-prefeito Sérgio Bermond, da primeira-dama Arlene Mello, vereadores de Nova Mamoré e Guajará-Mirim, advogados, secretários municipais, serventuários da Justiça e representantes de diversas instituições.
Em seu discurso, Marcélio Brasileiro ressaltou a importância da obra para o município “A entrega deste novo prédio do Ministério Público representa muito mais que uma conquista institucional. É um avanço para toda a nossa comunidade, garantindo uma Justiça mais acessível, melhores condições de trabalho para promotores, juízes e defensores, e mais dignidade no atendimento à população. Nova Mamoré vive um momento de crescimento e consolidação como polo regional, e essa inauguração reforça o compromisso do Estado com o nosso município”.
O espaço foi projetado para oferecer atendimento moderno, acessível e humanizado, trazendo melhorias estruturais significativas e ampliando a eficiência dos serviços, aproximando o sistema de Justiça da sociedade. “Agradecemos a todos que contribuíram para que este momento se tornasse realidade. O fortalecimento da Justiça é também o fortalecimento da cidadania e da confiança nas instituições,“ concluiu o prefeito.
Durante o evento, o prefeito Marcélio Brasileiro, também autor do livro “Nova Mamoré: o Berço do Madeira”, presenteou autoridades com exemplares da obra, incluindo o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel, e o procurador-geral do Ministério Público de Rondônia, Alexandre Jesus. O livro, que resgata a história, geografia, memórias, culturas e identidades da região do Berço do Madeira, simboliza a valorização da memória local e reforça a conexão entre cultura, história e instituições públicas, destacando o compromisso do município com o fortalecimento de sua identidade e da cidadania.