O barco Hospital Dr Floriano Riva Filho da Prefeitura recebeu a vistoria do Prefeito Hildon Chaves no último dia 19 em Porto Velho. A embarcação que estava há mais de quatro anos parada vai voltar a prestar atendimento às comunidades ribeirinhas e quilombolas da região.
O barco hospital de Porto Velho tem uma estrutura de unidade flutuante com capacidade total de 40 pessoas entre equipes e pacientes. Com três andares, a unidade flutuante tem 27 metros de comprimento e 7,5m de largura. O barco conta com três consultórios médicos e odontológico, farmácia e laboratório de análises clínicas. A reforma incluiu pintura, troca de chapas, revisão do motor e reforma interna do barco.
Os investimentos da primeira etapa fazem parte do convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, que repassou R$ 300 mil ao município. A primeira etapa dos serviços de reforma do barco teve início no dia 14 de fevereiro e tem previsão para ser concluída em 18 de agosto deste ano. Na segunda etapa da reforma, será realizada a reforma geral do casco da embarcação, a previsão de entrega está estimada para 60 dias a partir da ordem de serviço.
De acordo com o prefeito Hildon Chaves, a entrega do barco será fundamental para a população ribeirinha. “Todos os tipos de atendimentos básicos serão ofertados à população do Baixo Madeira. Exames laboratoriais, ginecológicos, ultrassons, serão todos oferecidos pela nossa Unidade de Saúde”. O prefeito também destacou a necessidade da contratação de profissionais de saúde, que serão admitidos por chamamento público.
O Barco Hospital municipal tem objetivo de promover atendimento médico e humanizado às comunidades que vivem em situação de difícil acesso ao longo do Baixo Madeira, através de consultas de assistência social, atendimento odontológico, enfermagem, e atendimentos de urgência e emergência. O barco garantirá benefícios sociais e saúde a todo comunidade.











