Porto Velho: Drive-thru vacina pessoas a partir de 20 anos

peixe-post-madeirao

Porto Velho: Drive-thru vacina pessoas a partir de 20 anos

peixe-post-madeirao
vacina drive thru
Kelly Cristina destacou a importância da vacina
Kelly Cristina destacou a importância da vacina

O movimento foi intenso no centro de Porto Velho, na noite desta sexta-feira (6), quando a Prefeitura Municipal realizou mais uma edição do drive-thru de vacinação contra a Covid-19 no Prédio do Relógio.

A vacinação de primeira dose para pessoas acima de 20 anos começou às 18h, mas muita gente se antecipou para garantir a imunização. Foi o caso da Kelly Cristina Martins, de 22 anos. “Cheguei por volta de 16h30, estava muito ansiosa. Chamei minha cunhada para vir também. A vacinação é muito importante, a vacina vai salvar muita gente”, disse.

Bruna Burak, gerente da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito
Bruna Burak, gerente da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito

Nesta edição, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) liberou também uma fila exclusiva para a segunda dose. Suemi Santana de Jesus, que é zeladora de uma creche e tomou a primeira dose da vacina Astrazeneca em junho, não dispensou a oportunidade de antecipar a segunda dose no drive-thru. “Temos que vacinar. Vacina, sim, para que possamos voltar a sorrir”, disse ela.

TRÂNSITO SEGURO

Enquanto aguardavam na fila, motoristas, passageiros e pedestres foram abordados pela equipe da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), que além de colaborar na organização do fluxo de veículos, trabalhou a conscientização dos motoristas a respeito das regras de trânsito.

O foco principal foi a divulgação sobre os bolsões exclusivos para motociclistas, que estão disponíveis em importantes cruzamentos da cidade.

“Temos um problema muito grande com relação ao respeito de condutores nas faixas de pedestres, então estamos trabalhando com este assunto. Os bolsões são o espaço destinado aos motociclistas, uma novidade que vai dar segurança na hora da partida deles nos semáforos”, detalhou Bruna Burak, gerente da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito da Semtran.

VACINAÇÃO NO SÁBADO

Segundo a secretária adjunta da Semusa, Marilene Penatti, a vacinação contra a Covid segue, neste sábado (7), para o público de 20 anos ou mais, e segunda dose para a população apta, com possibilidade de antecipação para profissionais da educação.

Alimentos podem ser doados no ato da vacinaçãoA ação acontece de 9h às 13h na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Manoel da Costa, localizada na rua João Elias de Souza, 301 – Cidade do Lobo.

A Semusa faz um apelo para aqueles que já tiveram a faixa etária convocada, e ainda não se vacinaram, que busquem a imunização o mais rápido possível.

“Baixamos a idade mais uma vez. Esta é uma estratégia para imunizar o maior número de pessoas possível sem deixar as doses estocadas em geladeira, pois as idades chamadas não estão comparecendo a contento. O nosso prefeito está preocupado com isso, e vem reduzindo a idade do público-alvo e acompanhando a vacinação”, explicou a gerente da divisão de imunização da Semusa, Elizeth Gomes.

Além de levar em mãos documento pessoal com foto, a Prefeitura pede a quem possa para contribuir com a campanha Vacina Contra a Fome, que faça a doação de qualquer tipo de alimento não perecível nos pontos de vacinação.