Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Porto Velho: Usuários de ônibus podem participar de consulta sobre a tarifa

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

‘A Prefeitura quer ouvir você!’ Essa é frase em destaque do hotsite lançado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), para ouvir a opinião dos milhares de usuários de ônibus da capital sobre o preço estimado da tarifa de transporte coletivo que a comunidade portovelhense considera ideal para a ciadade.
No endereço do hotsite (https://semtran.portovelho.ro.gov.br/tarifa) o cidadão pode simular o que deseja para o transporte público e quanto deverá pagar pelo serviço. “Os valores são estimativas com base no preço atual cobrado pelo sistema e a projeção de demanda”, explica o secretário Carlos Henrique da Costa, titular da Semtran.

Internet

Na proposta inicial que se encontra no endereço eletrônico, a estimativa de tarifa é de R$ 4,00 e o valor vai variando de acordo com as escolhas do contribuinte. Dentre as opções para avaliação do público estão questões como a passagem do estudante, que hoje é uma tarifa social no valor de R$ 1,00, a gratuidade entre 60 e 65 anos e a idade média da frota, por exemplo.
“A idade média da frota interfere no prazo de reembolso do valor investido nos veículos pelas empresas”, destaca o secretário Carlos Henrique, acrescentando que a tarifa também pode alterar quando há a opção por veículos com condicionador de ar. “Isso implica no aumento de custo de aquisição dos veículos, de manutenção e de consumo de combustível”, salienta.

Segundo o secretário da Semtran, o objetivo do hotsite é dar maior transparência e participação popular no processo de licitação do transporte público, além de cumprir a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana n° 12.587/2012, que, no artigo 8°, inciso 2, diz que os municípios deverão divulgar, de forma sistemática e periódica, os impactos dos benefícios concedidos no valor das tarifas dos serviços de transporte público coletivo.

Página inicial / Porto Velho / Porto Velho: Usuários de ônibus podem participar de consulta sobre a tarifa