Com o retorno das aulas presenciais no dia 9 de fevereiro, o transporte escolar terrestre não será mais problema para os cerca de 5 mil alunos das escolas da zona rural de Porto Velho. Eles agora serão transportados na nova frota de ônibus da prefeitura.
Durante as gestões anteriores, a precariedade do transporte escolar gerou muitos transtornos e prejuízos para os pais e estudantes, além de graves problemas para o município. Em 2019, porém, o problema foi resolvido com a aquisição de 146 novos veículos, inclusive adaptados com rampa para cadeirantes.
Além dos ônibus, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contratou motoristas e monitores para o transporte escolar rural. Todos eles passaram por treinamento, cursos de formação e estão preparados para iniciar as suas rotas de trabalho.
“Um planejamento foi elaborado para dar suporte aos alunos da rede rural de ensino, de maneira que todos os distritos e localidades vão ser atendidos por esse serviço”, afirmou a secretária Gláucia Negreiros.
Conforme o responsável pelo transporte escolar rural, Zeno Ramos, 135 veículos serão colocados à disposição da comunidade estudantil. Os demais ficarão de reserva para suprir qualquer eventualidade
“Todos os ônibus passaram por manutenção, como lavagem, lubrificação e troca de alguma lâmpada das lanternas ou faróis. Eles também vão passar pela vistoria escolar, mas todos estão prontos para iniciar o transporte dos alunos”, explica Ramos.
Distritos
No total, os veículos vão atender 57 escolas. As unidades de ensino estão localizadas no setor chacareiro da capital, Estrada da Penal, BR-319, no sentido Humaitá, BR-364, distritos de Jaci-Paraná, Rio Pardo, União Bandeirante, Nova Mutum Paraná, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, além das localidades de Embaúba e Taquara.











