Informação é com a gente!

25 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

25 de dezembro de 2025

Porto Velho: Semi instala painéis com jardim vertical e vasos na avenida Nações Unidas

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Dando continuidade ao trabalho de paisagismo, que vem sendo promovido pela Prefeitura de Porto Velho, desde 2017, buscando o embelezamento da cidade, e, consequentemente, bem-estar da população e seus visitantes, a Secretaria Municipal de Integração (Semi), por meio de sua Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), vem desde o início da semana realizando a instalação de painéis com jardim vertical e de vasos com plantas, na extensão da avenida Nações Unidas, partindo da avenida Sete de Setembro.

A previsão é que sejam instalados 70 vasos e três painéis e feito ainda todo o replantio das palmeiras que foram danificadas. Segundo o titular da Semi, Álvaro Mendonça, através de parcerias, foi possível a aquisição dos vasos em madeira e plantas, não gerando assim custos ao município e ao mesmo tempo possibilitando esse trabalho tão benéfico para a cidade. Já as árvores a serem replantadas são provenientes do Viveiro Municipal.

“Esse é um compromisso nosso, como gestores públicos, de cuidar da nossa cidade. E seguimos firme atendendo a recomendação incessante do prefeito Hildon Chaves de tornar nossa capital muito melhor para se viver. Nosso prefeito sempre fala isso, e é uma grande verdade, quando se tem uma cidade bonita, sua população desenvolve ou desperta o espírito de pertencimento, os empresários se sentem mais motivados a investirem em seus negócios, como também atrai novos investidores e, portanto, cada vez mais faremos nossa parte”, destacou.

O secretário pede a colaboração da população para que denuncie furtos de vasos e plantas como ocorreram na avenida Sete de Setembro. “Esse trabalho é para todos nós. Para o desenvolvimento da nossa cidade. Não podemos compactuar com furtos e vandalismos. Quem quiser uma muda de árvore pode se dirigir ao nosso Viveiro Municipal, que entregamos gratuitamente. E se testemunhar um furto ou atos de vândalos ligue para as autoridades ou no 3901 1331”, enfatizou ele.

O objetivo da Semi é estender a ação por outras áreas da cidade que tenham espaço para a instalação dos painéis. “Estamos ampliando nossas ações em busca de uma cidade mais verde e florida. Hoje, quem passa pela Duque de Caxias, já percebeu a diferença. Plantamos muitas espécies que estão agora florindo e ajudando na qualidade do ar e embelezamento da via”, observou.

AVENIDA TIRADENTES

O secretário explicou ainda que a Semi/Sema está participando de uma ação conjunta com a Suop e Semusb na avenida Tiradentes, decorrente de uma ação do Ministério Público, existente desde 2013, que relata os prejuízos causados pela espécie ‘Ficus’ existentes, árvores que foram plantados inadequadamente, há mais de 30 anos.

As raízes dessa espécie se desenvolvem em efeito capilar em busca de água, podendo comprometer galerias pluviais e demais tubulações. Em vez de se aprofundarem no solo, vão ganhando proporção lateral, arrebentando calçadas e causando rachaduras em muros e paredes, entrando pela tubulação e chegando até mesmo aos banheiros das casas.

“Atendendo à demanda do MPE e entendendo que a cidade se desenvolveu muito nessa região e não comporta esse tipo de árvore, retiramos e vamos plantar novas espécies, que são adequadas para a área urbana. Assim voltaremos com um cenário arborizado, uma avenida cuidada e que não causará mais prejuízos. Temos ainda um projeto para uma pista de caminhada, em meio às novas árvores, mas ainda estamos avaliando. As árvores serão repostas assim que a Semusb e Suop concluírem a limpeza das galerias e as calçadas forem reconstruídas”, finalizou.

Página inicial / Porto Velho / Porto Velho: Semi instala painéis com jardim vertical e vasos na avenida Nações Unidas