Porto Velho reúne amanhã gestores escolares para apresentar resultados do Saero

peixe-post-madeirao-48x48

Porto Velho reúne amanhã gestores escolares para apresentar resultados do Saero

peixe-post-madeirao

Para desenvolver com mais conhecimento específico a realidade do processo de ensino e aprendizagem, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participa todos os anos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação em Rondônia (Saero), promovido pelo Governo do Estado. Trata-se de um instrumento pedagógico de coleta de informações para avaliar os níveis de proficiência da aprendizagem dos estudantes atendidos na rede municipal e estadual de educação. A rede municipal de educação de Porto Velho conta com pouco mais de 44 mil alunos matriculados.

“É uma estratégia da Secretaria de Educação para identificar todas as dificuldades de aprendizado de cada aluno para a gente ter a possibilidade de fazer uma devolutiva através de um planejamento com os gestores e professores, enfim, para que se consiga fazer o estudante avançar mesmo diante das dificuldades”, explicou a titular da pasta, Gláucia Negreiros.

Diagnóstico

Nesta quinta-feira (4), no período da tarde, gestores estarão reunidos no Teatro Banzeiros para apresentação do diagnóstico identificado pela Semed. O Saero tem como público-alvo todos os estudantes matriculados em turmas do 2º, 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, e foi realizado em novembro de 2023, nas escolas urbanas e rurais. De acordo com a Semed, foram avaliados 15.493 estudantes. As provas têm como alternativa a melhoria da qualidade do ensino e a elevação do Ideb. A ferramenta também auxilia a Secretaria Municipal de Educação a fazer as devidas intervenções para garantir que os alunos tenham um melhor desempenho.