A Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) de Porto Velho tem ampliado as medidas de proteção e modernização da iluminação pública em diversas regiões da cidade.
A iniciativa busca combater o avanço da criminalidade que, em áreas como o Trevo do Toque, Viaduto da Campos Sales, Estrada dos Periquitos e Praça das Três Caixas D’Água, vem danificando a infraestrutura e comprometendo a segurança dos moradores.
Casos como o da Avenida Rio de Janeiro, em frente à OAB, onde o serviço de iluminação precisou ser refeito em menos de 60 dias devido a furtos sucessivos, revelam a necessidade de respostas rápidas e eficazes. Por isso, sob a liderança do presidente Bruno Holanda, a Emdur vem adotando soluções tecnológicas e criativas para enfrentar o problema.
Riscos – Entre as principais medidas está a instalação de luminárias solares em locais estratégicos – como a ponte que liga Porto Velho a Humaitá e a Estrada dos Periquitos – que dispensam cabeamento, reduzindo os riscos de furto. Na Avenida Guaporé, foi implantado cabeamento subterrâneo com “sapatas de concreto”, dificultando o acesso aos fios e aumentando a durabilidade da instalação.
A BR-364 também recebeu atenção especial: um sistema de gestão inteligente permite identificar o exato momento em que ocorre uma falha no sistema, facilitando a ação imediata das equipes de manutenção. Na Avenida Rio de Janeiro, como parte da reestruturação, luminárias foram reposicionadas em pontos mais altos, inibindo a ação criminosa.