Gestores de escolas municipais de Porto Velho participaram, na sexta-feira, da III Oficina de Metas, no Teatro Banzeiros. O encontro reuniu equipes das zonas urbana e rural para apresentar resultados obtidos com as avaliações de aprendizagem.
Na primeira parte da atividade, foram apresentados os dados de uma pesquisa sobre os ambientes de aprendizagem da Primeira Infância, do Avalia Porto Velho, Alfabetiza na Idade Certa, Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 e Avalia Porto Velho, de 2021), além de Taxas de Rendimento referente ao Abandono, a partir do início do período pandêmico.
“Sabemos que muito tem sido feito pela nossa educação, principalmente no que se trata dos objetivos e metas. Temos nos esforçado para alcançarmos o nosso melhor, superar as dificuldades com muita luta e vencer”, comentou Joelza dos Santos Silva, gestora da Escola de Educação Infantil Odília Pereira, localizada no bairro Alphaville.
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, a partir dos dados serão traçadas as novas metas. “Buscamos melhoria da qualidade do ensino da rede a cada ano. Além disso, há um suporte para o avanço junto às metas que vêm sendo estruturadas”, observou.
Futuro
O encontro contou com a presença do prefeito, Hildon Chaves. Ele destacou que o futuro de cerca de 45 mil crianças da rede municipal passam pelo trabalho de gestores, coordenadores e, acima de tudo, do desempenho de uma gestão séria e comprometida com o pilar educacional.
No período vespertino, os gestores fizeram apresentação de suas propostas. Posteriormente haverá um compilamento das ideias e a elaboração do Plano Estratégico para a Educação em 2022.









