Por muitos anos, o município de Porto Velho atravessou uma crise grave na saúde pública, como a falta de medicamentos, de profissionais, equipamentos e ainda unidades básicas abandonadas. Essa realidade foi vivida pelos moradores do bairro Três Marias, zona Leste da capital, que enfrentaram sérias dificuldades no atendimento à saúde pública.
A esperança de uma nova realidade surgiu há 13 anos, com o anúncio da construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região, com o mesmo nome do bairro, localizada na rua Daniela. Embora inaugurada em 2013, a Unidade Três Marias nunca foi aberta para os moradores. Ao longo dos anos, o local ficou abandonado e sua estrutura foi totalmente depredada por vândalos.
Iniciativa
Os problemas da saúde pública no bairro Três Marias estão com os dias contados e a população não precisará mais percorrer longas distâncias em busca de atendimento médico. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), inaugura nesta segunda-feira (25), a Unidade de Saúde da Família Três Marias (USF).
A iniciativa vai pôr fim ao sofrimento de cerca de 16 mil moradores que moram no bairro e adjacências, que até então precisavam se deslocar para outras localidades em busca de atendimento médico, por mais básico que fosse. No total, foram investidos R$ 2.989.697,88, recursos oriundos da própria Semusa.
Horário
A USF conta com quatro consultórios clínicos, dois consultórios odontológicos, consultório de enfermagem, consultório ginecológico, sala de nebulização e farmácia, entre outros setores. Segundo da diretora da Atenção Básica da unidade, Rafaela Castiel, o local vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.