Informação é com a gente!

12 de março de 2026

Informação é com a gente!

12 de março de 2026

Porto Velho: “Precisamos melhorar o ensino básico”, afirma Hildon

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

A educação básica, como fator preponderante para uma formação profissional de qualidade, norteou o discurso do prefeito Hildon Chaves, nesta quinta-feira, 13, durante a reunião do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), que aconteceu no salão de convenções do Sistema Fiero, no Bairro Arigolândia, em Porto Velho.
“Precisamos melhorar o ensino básico”, afirmou o chefe do Executivo Municipal, acrescentando que o simples fato de estar discutindo a educação pública já é um avanço.
Hildon Chaves criticou o que chamou de ‘paradoxo do X’, quando crianças mais abastadas estudam o ensino médio em escolas particulares e acabam seguindo para universidades públicas, enquanto os jovens do ensino público costumam fazer o caminho inverso, indo para as faculdades particulares.
“Isso tem que mudar. O aluno do ensino público só terá chances de competir por uma vaga na universidade pública se tiver uma educação básica equivalente a que é oferecida no sistema particular de ensino”, acentuou.
De acordo como o prefeito, Porto Velho tem 50 mil alunos na rede pública do Município e, muitos deles, enfrentam dificuldades diversas, incluindo deslocamento de casa à escola. “O mínimo que podemos fazer é compensar essas dificuldades com um ensino de qualidade”, salientou.
Hildon Chaves também falou do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que, em Porto Velho, estava estagnado em 4.8 e, em apenas um ano, avançou para 5.1, quase atingindo a meta do Ministério da Educação (MEC), que é 5.2.

Abrinq

A reunião foi marcada ainda pela adesão da Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) ao Movimento Rondônia pela Educação. Na ocasião, o presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa, assinou o termo de adesão ao MRPE.
Synésio Batista declarou que o movimento conversa com a Abrinq, correspondendo ao que é a expertise da entidade.

Página inicial / Educação / Porto Velho: “Precisamos melhorar o ensino básico”, afirma Hildon