Apenas supermercados, farmácias, hospitais e postos de combustíveis poderão abrir.
Devido ao crescimento acelerado dos casos de Covid-19, que tem colapsado a rede pública de saúde, o Governo de Rondônia planeja decretar lockdown em Porto Velho.
O secretário Chefe da Casa Civil do governo, José Gonçalves Junior, organizou uma reunião por videoconferência na manhã de sexta-feira, 05, com empresários do Grupo Pensar Rondônia e representantes dos poderes para debater o assunto e anunciar o isolamento.
A proposta do isolamento restrito iniciará neste sábado (6), e na segunda-feira terá uma reunião com todos os segmentos empresariais e os poderes para definir um plano de reabertura com o devido controle.
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, informou que na segunda-feira (8) serão entregues 70 leitos no antigo Hospital Regina Passes, e desses apenas 10 leitos são de UTIs. Nesta semana, pacientes morreram nos corredores de hospitais por falta de UTIs.
Entenda a diferença entre lockdown, quarentena e isolamento
Lockdown
É o nível mais alto de segurança, no qual as pessoas não podem entrar ou sair de um local isolado, e tem como objetivo de interromper qualquer atividade por um período de tempo. De acordo com O Ministério da Saúde, o lockdown pode ser necessário’’ em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”, como é a pandemia do coronavírus.
Quarentena
A Quarentena é uma medida que restringe a circulação de pessoas em áreas públicas e privadas, evitando aglomerações. O tempo varia de acordo com o planejamento e avanço da doença em cada região. No Brasil, durante a pandemia do coronavírus, cada Estado ou município estipula o prazo, sem determinação federal.
Isolamento
Segundo o Ministério da Saúde, o isolamento serve para separar pessoas com sintomas ou suspeitas da doença. Ainda de acordo com ministério, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo – podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais.











