“Antes, toda chuva era sinônimo de lama e alagamento. Hoje, a gente já percebe a mudança acontecendo”, conta Paulo Batista, morador do bairro Lagoinha há 17 anos. Para ele e sua comunidade, a obra de drenagem que está sendo realizada na rua Itapajé representa a solução para um problema antigo que afetava diretamente sua qualidade de vida.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), avança com esta intervenção que inclui a substituição de um tubo armco de 2,5 metros de diâmetro e a instalação de 14 manilhas de 1 metro cada, criando um sistema eficiente para escoar as águas pluviais e evitar o acúmulo de água nas ruas durante as chuvas.
Segundo a Seinfra, o tubo armco será a estrutura principal para suportar o grande volume de água, enquanto as manilhas complementam o sistema, garantindo fluidez e direção adequadas.
Acessíveis – Além de melhorar diretamente a vida dos residentes, a obra beneficia a mobilidade na região, já que a rua Itapajé é um importante corredor para o tráfego local. Com a drenagem adequado, a expectativa é de ruas mais limpas, acessíveis e seguras para veículos e pedestres.
Compromisso – Para Arnaldo Fortes, diretor de Obras da Seinfra, “a obra no Lagoinha é exemplo do compromisso da gestão municipal em entregar soluções estruturais duradouras que realmente transformam a vida da população.”
A drenagem na rua Itapajé faz parte do planejamento da Prefeitura para investir em infraestrutura básica, fundamental para o desenvolvimento urbano. Mais que resolver problemas antigos, a obra prepara o bairro para futuras melhorias.