A época mais quente do ano chegou a Porto Velho com o início do verão amazônico.
O clima mais seco e o comportamento errôneo de parte da população contribuem para o aumento de queimadas nesta parte do ano.
Pensando nisso, a Prefeitura já iniciou as campanhas de conscientização contra as queimadas urbanas e rurais na capital e distritos.
“A Prefeitura já tem o histórico de promover, com antecedência, ações educativas e preventivas contra este tipo de prática. A mais recente estratégia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por exemplo, é tratar esse tema dentro das escolas para que os estudantes possam replicar o que foi aprendido em casa e com a sua comunidade”, explica o secretário da Sema, Robson Damasceno.
A campanha deste ano é intitulada “A Queimada que Você Faz Apaga Vidas”. O nome faz alusão às graves consequências que essa prática traz principalmente à saúde da população. O clima mais seco, associado a fumaça, tende a agravar problemas respiratórios e aumentar o fluxo de pacientes em unidades de saúde da capital, com crianças e idosos sendo os mais afetados.