Porto Velho e Comitê Paralímpico assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência

peixe-post-madeirao-48x48

Porto Velho e Comitê Paralímpico assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência

peixe-post-madeirao

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) firmaram acordo de cooperação, nesta terça-feira (14), para a instalação de Centro de Referência de Treinamento Paralímpico na Vila Olímpica Chiquilito Erse, com o objetivo de incentivar o esporte paralímpico na capital.

A parceria visa promover o desenvolvimento das modalidades paralímpicas desde a base até o esporte de alto rendimento. A assinatura aconteceu entre o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o diretor de Desenvolvimento Esportivo (CPB), Ramon Pereira, que participou de forma virtual direto de São Paulo.

Expectativa

A assinatura foi realizada na sede da Prefeitura e contou também com a presença da secretária da Semes, Ivonete Gomes, do adjunto, Edilson Pacheco e do coordenador do Centro de Referência, Silvio Roberto Corsino, que também é presidente do Rondônia Clube Paralímpico (RCP).

A expectativa nesse início é atender cerca de 70 paratletas, em duas modalidades paralímpicas: natação e atletismo. Os treinos acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, no Parque Aquático Vinícius Danin, e também na pista de atletismo semioficial Fernando Rocha. As atividades já começam nos próximos dias.

Ivonete Gomes

Para Ivonete Gomes, a parceria mostra a importância do incentivo da prática de esporte de alto rendimento em Porto Velho. “A gente já conhece o trabalho do professor Silvio e a partir de agora com essa parceria com a Semes, tenho certeza que a nossa capital vai se destacar ainda mais no cenário nacional”, conclui.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro elaborado em 2017. O objetivo é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país. “Esse é um passo fundamental para o crescimento dessas modalidades paralímpicas em Rondônia. Estou muito feliz com essa cooperação e ansioso para começar as atividades na Vila Olímpica”, finaliza Silvio Corsino.