Porto Organizado deve movimentar 2 milhões de toneladas de cargas em 2024

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Porto Organizado deve movimentar 2 milhões de toneladas de cargas em 2024

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Expansão agropecuária impulsiona operações no terminal marítimo

Com a expansão agropecuária em Rondônia, o Porto Organizado de Porto Velho tem se tornado peça fundamental para o escoamento da produção local. Em 2023, o terminal movimentou 1,7 milhão de toneladas, sendo 1,5 milhão de grãos, principalmente soja. Para 2024, a previsão é chegar a 2 milhões de toneladas, mantendo a soja como produto principal. Em 2025, a expectativa é movimentar 2,4 milhões de toneladas. O porto opera ininterruptamente 24 horas por dia.

“O Porto é essencial para o escoamento da produção, por sua localização estratégica, capacidade operacional e infraestrutura”, ressaltou Fernando Parente, diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph).

Investimentos modernizam operações

Em 2023, o Porto Organizado passou por investimentos em modernização, como a troca de esteiras e tombadores, o que resultou em um aumento de 5% na movimentação de cargas em relação ao ano anterior.

“Com os novos equipamentos, o tempo de descarga das carretas foi reduzido de quatro para uma hora em média”, explicou Parente.

Ampliação da capacidade operacional

A capacidade operacional do Porto Organizado é de até 5 milhões de toneladas anuais. Com a modernização, acredita-se que esse limite possa ser ampliado.

“Estamos priorizando a redução do impacto do tráfego pesado na cidade, com uma área retroportuária de armazenagem na BR-364”, afirmou o diretor-presidente.

Regularização e novas operações

Nos últimos anos, o Porto Organizado passou por um processo de regularização e resgate de sua importância logística. Em 2022, todas as áreas do terminal foram regularizadas, possibilitando a terceirização do trabalho de exportação e importação.

“Plantamos a semente para trazer novas operações para cá”, disse Parente.

Vantagens para o agronegócio

O Porto de Porto Velho oferece vantagens competitivas para o agronegócio, como a redução de custos de exportação de carne.

“Cada contêiner de carne que sai de Porto Velho tem uma economia de U$S 1.000 em relação a outros portos”, finalizou Parente.