Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Por que os Akuntsú ficaram 30 anos sem nascimentos

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Após três décadas, o povo Akuntsú celebra o nascimento de um bebê, um símbolo de esperança para a etnia que lutou pela sobrevivência

Após três décadas sem registrar nenhum nascimento, o povo Akuntsú, um dos menores povos indígenas do Brasil, celebrou no dia 8 de dezembro a chegada de um novo membro. A etnia Akuntsú é conhecida por sua história de resistência, sobrevivendo a massacres e expulsões na região do rio Corumbiara, em Rondônia.

A drástica redução populacional dos Akuntsú se deu em razão de conflitos e disputas de terra. A Funai encontrou vestígios de uma aldeia com cerca de 30 pessoas que foi destruída nos anos 1980. No primeiro contato oficial, em 1995, restavam apenas sete indígenas.

Com o passar dos anos, mortes e acidentes diminuíram ainda mais o grupo. Em 2009, eram apenas cinco pessoas. Após o falecimento de Kunibu e Popak, restaram apenas três mulheres: Pugapia, Aiga e Babawru. As relações de parentesco entre os sobreviventes e a resistência em buscar relações com outros povos indígenas dificultaram a possibilidade de novos nascimentos.

O nascimento foi possível graças à união de Babawru Akuntsú, de aproximadamente 42 anos, e um indígena do povo Kanoé, também residente na Terra Indígena Rio Omerê. Akuntsú e Kanoé são os únicos povos que mantêm contato diário na região, apesar de pertencerem a etnias diferentes.

O parto foi acompanhado por equipes de saúde indígena, com apoio médico em Vilhena (RO), respeitando os costumes e garantindo a segurança da mãe e da criança. Para a Funai, a chegada do bebê é um marco importante. “A vinda dessa criança Akuntsú soma mais incentivos e estímulos para a continuidade das ações com eles”, afirmou o órgão.

Desde o primeiro contato, há 30 anos, equipes da Funai permanecem junto aos Akuntsú e Kanoé, promovendo a proteção territorial, assegurando direitos e preservando hábitos e costumes tradicionais. Para as últimas três mulheres Akuntsú, o bebê representa esperança. “O nascimento dessa criança traz novas expectativas de vida e renasce a esperança de continuidade do povo”, destacou a Funai.

O grupo Akuntsú mantém o uso exclusivo de sua própria língua e preserva práticas culturais como cerâmica, adornos corporais, instrumentos musicais e formas próprias de organização social. Nenhuma das mulheres fala português.

Com informações do G1

Página inicial / Rondônia / Por que os Akuntsú ficaram 30 anos sem nascimentos