19 de abril de 2024

Proposta pelo deputado Eyder Brasil, Sessão Solene na ALE homenageia Dia Nacional do Biomédico

peixe-post-madeirao-48x48

Proposta pelo deputado Eyder Brasil, Sessão Solene na ALE homenageia Dia Nacional do Biomédico

peixe-post-madeirao

A data homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de análises físico-químicas e a nível celular, como microbiologia, genética, imunologia e mais.

Compuseram a mesa da solenidade, além do proponente, deputado Eyder Brasil, o deputado Dr. Neidson (PMN), a biomédica, Flávia Serrano, representando o Conselho Regional de Biomedicina (CRBM-4), a biomédica, Maria do Socorro Rodrigues da Silva, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (PRB), Gleense Cartonilho, representando o Laboratório de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) e Ciciléia Correia Silva, representando o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen).

O deputado abriu a solenidade agradecendo a presença de todos e parabenizando a todos os profissionais biomédicos pelo trabalho realizado em prol da saúde povo rondoniense, pela Ciência e na eterna busca de salvar vidas.

“Fico muito feliz de ser o propositor desta justa homenagem aos nossos biomédicos”, citou o deputado Eyder Brasil.

Em seguida, convidou a biomédica e coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da Covid-19, Flávia Serrano Batista, para ser agraciada com o Voto de Louvor em reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante o episódio da pandemia em Rondônia. Após receber a homenagem, o deputado concedeu a palavra para a biomédica se pronunciar quanto a importância do profissional biomédico.

“Agradeço ao deputado Eyder Brasil, por ter proporcionado esse momento histórico para a Biomedicina no estado de Rondônia, e ao presidente Alex Redano, por abrir as portas desta Casa de Leis para estarmos aqui, isso é um grande presente para todos nós”, declarou Flávia Serrano.

A biomédica, que representa CRBM-4, destacou que a categoria tem inúmeros motivos para comemorar o Dia do Biomédico. Serrano explicou que a sede da classe fica no estado do Pará e tem jurisdição em toda região Norte do Brasil.

“Hoje, com muita honra, como conselheira titular, falo em nome do nosso presidente, Luiz Santana da Silva. Lembrando que nosso Conselho tem jurisdição nos estados do Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e do Pará”, ressaltou a biomédica que informou a inauguração da seccional do CRBM-4, em Porto Velho, no último dia 12 de novembro.

Flávia Serrano falou da honra em poder falar da profissão de biomédico, segundo ela, profissionais que atuam direcionados à área de patologia de análises clínicas, porém, estacou o quão os biomédicos estão inseridos em outras áreas, onde, dentro do seu processo de formação, pode contribuir em todas as áreas da saúde.

Em algumas das habilitações em que o biomédico atua, segundo Serrano, é comum que aconteçam situações, “onde batemos de encontro com outros profissionais”, citou.

“E eu sempre digo que são nossos colegas e que há campo para todos os profissionais, principalmente para aqueles que atuam com ética e presteza à sua profissão. Hoje, a Biomedicina tem 885 biomédicos habilitados em patologias clínicas. Na estética, nós temos 90 biomédicos estetas registrados no CRBM-4, temos 43 biomédicos imaginologistas, em Citologia Oncótica temos 24 biomédicos, e assim segue, todas nossas habilitações”, explicou.

Na pandemia da Covid-19, de acordo com a profissional, o biomédico teve uma atuação de fundamental importância, tanto no diagnóstico da doença como no diagnóstico complementar de importância clínica e avaliação do paciente. Flávia Serrano também destacou a atuação do biomédico na vigilância em saúde.

“O que desejamos como biomédicos, é que sejamos incluídos em todos os concursos existentes no estado de Rondônia, sem que tenhamos que correr com processos jurídicos do Conselho, sem precisar dizermos que, olha, nós biomédicos estamos aqui. Precisamos que as vagas sejam igualmente oferecidas à nossa classe. E sobre nosso PCCR, acreditamos que estarmos muito perto da vitória e que podemos contar com essa Casa para este feito, pois todos estão cientes da importância do biomédico para a Saúde. Toda essa construção é importantíssima para a sociedade rondoniense”, argumentou Flávia Serrano.

Ao encerrar seu discurso, a biomédica lamentou a perda de colegas de profissão em decorrência da Covid-19 e exaltou os profissionais que tiveram grande importância durante a pandemia. Em seguida, Flávia Serrano convidou a biomédica Maria do Socorro, representando a Assembleia Legislativa, a receber o Certificado de Honra ao Mérito dedicado ao presidente da Casa, deputado Alex Redano. Da mesma forma, Flávia convidou o proponente da solenidade, deputado Eyder Brasil, para também ser agraciado com o Certificado de Honra ao Mérito oferecido pelo CRBM-4.

A homenagem também foi estendida a biomédica Kátia Coimbra, falecida em decorrência da Covid-19. Flávia Serrano convidou a mãe e a irmã da biomédica, senhora Leide Coimbra e Ane Isabele Coimbra, para entregar a honraria em memória da profissional, “que dedicou muito amor à sua profissão”, citou.

Também receberam homenagens, a biomédica Ciciléia Correia Silva, pelo trabalho realizado através do Lacen e Aline Linhares Mendonça, biomédica atuante no trabalho de diagnóstico da Covid-19.

A biomédica, gerente técnica e responsável pelo diagnóstico da Covid-19, Adriana Cristina Maia, também recebeu, das mãos do deputado Eyder Brasil, o Voto de Louvor reconhecido pela Assembleia Legislativa de Rondônia.

Posteriormente, o deputado Dr. Neidson, em seu pronunciamento, cumprimentou todos os biomédicos presentes na solenidade, estendeu os cumprimentos àqueles que estavam trabalhando e disse ser de suma importância o trabalho de todos os profissionais da Biomedicina. O parlamentar também parabenizou o deputado Eyder Brasil pela proposição da solenidade.

“Eu sou médico e como todos os demais, sabemos da importância da atividade dos biomédicos no nosso estado, em todo o Brasil e no mundo todo. Vocês fazem a diferença na saúde da população do nosso país. Acredito que a remuneração não é das melhores, lutamos muito para que possamos ter um PCCR, que ainda não chegou a essa Casa, mas persistiremos na luta e acreditando que, ainda este ano, possamos aprovar esse projeto e agraciar os trabalhadores da Saúde”, declarou Dr. Neidson que concluiu seu discurso parabenizando todos os biomédicos pela data comemorativa e a todos os homenageados.

“Foi nesse período de pandemia que a população realmente percebeu a importância de cada funcionária da área da Saúde. Perdemos alguns servidores, alguns entes queridos, que estavam dando suas vidas trabalhando para salvar vidas, deram vidas para salvarem vidas. Acredito que temos que reconhecer essa situação, lembrando que a pandemia não acabou. Ainda estamos aprendendo com a essa situação nova que o mundo inteiro vivenciou e, mesmo alguns já relaxando diante desse cenário, ainda precisamos nos cuidar. A vacinação é a maior arma que nós temos. Parabéns a todos, um grande abraço e muito obrigado pela atuação de todos”, concluiu Dr. Neidson.

O proponente da Sessão Solene, deputado Eyder Brasil, encerrou o evento informando que irá, novamente, propor outra solenidade para homenagear alguns profissionais biomédicos que, por equívoco, não receberam na data de hoje, o devido reconhecimento, assim como, a homenagem, in memoriam, a profissional Kátia Coimbra.

“Por fim, agradeço a biomédica Flávia Serrano por ter confiado em nosso gabinete, em nosso trabalho, ter nos dado a honra de apresentar essa propositura e realizar essas homenagens e nos ajudar a reconhecer, ainda mais, toda a importância da Biomedicina e seus profissionais, com toda a história e todas as atuações em todas as áreas. Agradeço a Deus por poder fazer parte desse dia histórico e deixo as portas do nosso gabinete para todas as demandas de vocês, atendendo todas as necessidades e clamores. Estamos aguardando a chegada do PCCR da Saúde e tenho certeza de que, aquilo que foi acordado entre o Poder Executivo e a classe, será votado aqui e com celeridade, pois entendemos a urgência desse projeto ser colocado em prática. Que Deus continue nos abençoando e que possamos continuar passando por essa pandemia para que, lá na frente, nossas vidas voltem ao normal. Antecipo meus votos de boas festas de final de ano, seguros, protegidos e que 2022 seja muito, mas muito melhor que 2021. Muito obrigado”, encerrou Eyder Brasil.