Confúcio Moura defende agricultura familiar em debate na Comissão de Meio Ambiente

peixe-post-madeirao-48x48

Confúcio Moura defende agricultura familiar em debate na Comissão de Meio Ambiente

peixe-post-madeirao

Em audiência pública remota da Comissão de Meio Ambiente do Senado que abordou, na segunda-feira, a alimentação saudável e os modelos para uma agricultura sustentável, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu a valorização do pequeno agricultor e enfatizou que Rondônia é um Estado com uma agricultura familiar robusta.

O parlamentar ressaltou que o Estado foi edificado sob a égide da colonização de um eldorado, e ele, na década de 1970, como médico recém formado, lá chegou junto a uma essa leva de imigrantes. “Logicamente entrou muita gente do Sul e de outros estados mais ou menos afugentada pela agricultura industrializada que estava entrando naquela época no Paraná e em outros Estados”, disse.

Quando foi prefeito da cidade de Ariquemes, o parlamentar afirmou que o município passou a comprar comida da agricultura familiar diretamente para os hospitais e para todas as escolas. “A compra era feita com uma licitação em separado, somente com os pequenos. Não deixavam os supermercados e outros atacadistas participarem, só mesmo as agriculturas familiares”, lembrou.

O senador destacou que no período em que era governador, o então ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, o animou a levar aos agricultores familiares o conhecimento científico e a tecnologia. “Ele me ajudou a montar a primeira feira de agricultura familiar do Estado de Rondônia. Inclusive, o financiamento de até R$50 mil de máquinas ou insumos o Governo do Estado pagava – era juro zero –, para justamente estimular a agricultura familiar”, pontou.

O debate contou com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),Thalita Antony; da ACT Promoção da Saúde e membro do Núcleo Gestor da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, Paula Johns; da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Paulo Petersen; do diretor da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita, Airton Rubenich ; e da vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico, ativista, escritora e apresentadora, Bela Gil.