19 de abril de 2024

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com participação virtual de deputados e autoridades

peixe-post-madeirao-48x48

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com participação virtual de deputados e autoridades

peixe-post-madeirao

Realizada de modo presencial e virtual, sessão na tarde desta terça-feira (23), marcou a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. O deputado Jean Oliveira (MDB), 1º vice-presidente da Casa, comandou a sessão, que teve a participação remota de autoridades, em razão dos cuidados com a pandemia do novo coronavírus.

Em quarentena, após ser contaminado com o coronavírus, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), participou virtualmente da sessão, que foi transformada em Comissão Geral, e iniciada com um minuto de silêncio em homenagem ás vítimas da covid-19.

Governador

De forma remota, o governador Marcos Rocha (sem partido) afirmou que é com imensa satisfação que participa da sessão de abertura dos trabalhos do legislativo estadual, com votos de pleno restabelecimento de saúde ao presidente da Casa, deputado Alex Redano (Republicanos) e do deputado Alan Queiroz (PSDB), ambos positivados para a Covid-19, bem como desejou boas vindas a todos os deputados.

Em seu discurso, o governador destacou a importância do trabalho em conjunto de todos os poderes constituídos no estado, que tem resultado em importantes conquistas para o desenvolvimento de Rondônia e fez um breve balanço dos investimentos feitos pelo executivo estadual nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura e segurança pública, com destaque para os trabalhos de combate à pandemia do Covid-19.

De acordo com o governador, o trabalho desenvolvido na saúde neste último ano, com transparência e investimentos feitos na aquisição de equipamentos, contratação de profissionais, Hospital de Campanha e medicamentos elevam Rondônia a posição de destaque, mostrando que o Estado está trabalhando focado no combate à pandemia, com o objetivo maior de salvar vidas.

Com relação ao ano que inicia, o governador Marcos Rocha voltou a falar da importância do trabalho conjunto de todos os poderes, para que os trabalhos continuem focados no combate à pandemia de Covid-19, sem esquecer dos demais setores, com medidas necessárias para a manutenção da máquina pública, garantindo o desenvolvimento e o bem estar da população.

Ao encerrar a sua participação na solenidade de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o governador desejou a todos um ano de trabalho e muitas conquistas em prol da população de Rondônia.

Tribunal de Justiça

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Paulo Kiyochi Mori parabenizou a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, afirmando que a pandemia do coronavírus obriga todos a um novo modelo de trabalho. Ele destacou que este é o momento de utilizar recursos, compartilhando ferramentas, conhecimento e estrutura em benefício da população. Ele também desejou pronta recuperação ao presidente do Legislativo, deputado Alex Redano (Republicanos).

Tribunal de Contas

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Curi Neto, ressaltou que o momento é de grande desafio para as instituições, em vista da pandemia, que vem colocando grande pressão nas políticas públicas estaduais. Segundo ele, o Tribunal de Contas está elaborando seu planejamento estratégico para o período 2021-2025, e destacou que o eixo de maior preocupação é o da educação pública.

Paulo Curi reconheceu que o Governo do Estado vem se esforçando para lidar com o tema, mas a situação é complicada. Ele pediu que todas as autoridades deem uma atenção especial para o tema, pois a pandemia deve gerar um déficit e uma evasão escolar muito grande no estado. Ele ressaltou a importância de um esforço concentrado das instituições para adoção de medidas que possam permitir o retorno às aulas, bem como a necessidade de priorizar a vacinação dos profissionais de educação.