18 de outubro de 2024

Polícia Civil investiga sumiço de 32 doses de vacinas contra a Covid-19 em Guajará-Mirim, RO


Doses que sumiram fazem parte do primeiro lote que chegou ao município, no dia 19 de janeiro. Foram colhidos depoimentos de dois conselheiros municipais de saúde e da atual coordenadora municipal de vacinação. Sobe de 2 para 32 o número de ampolas extraviadas da rede de frios de Guajará-Mirim
A Polícia Civil de Guajará-Mirim (RO) investiga o sumiço de 32 doses de vacina contra a Covid-19 da rede de frios do município, localizada no prédio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Nuvepa).
Durante a investigação, a delegada Luanda Luíza Mota Ximenes, titular da 1ª Delegacia de Guajará-Mirim, explica que foram colhidos depoimentos de dois conselheiros municipais de saúde e da atual coordenadora municipal de vacinação.
Segundo a delegada, as doses que sumiram fazem parte do primeiro lote que chegou ao município, no dia 19 de janeiro. Na época, Guajará recebeu 1.820 doses.
Vacinas sumiram do Núcleo de Vigilância Sanitária do município
Lena Mendonça/Rede Amazônica
Como tudo começou
Em março, o Conselho Municipal de Saúde informou à Polícia Civil que duas doses da CoronaVac haviam sumido da rede de frios do município. Na época, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) informou que uma sindicância para apurar a situação seria aberta, pois a pessoa responsável pela rede, não estava mais a frente do cargo.
A equipe de reportagem da Rede Amazônica entrou em contato com o Secretário Interino de Saúde, Joel Gomes, mas, não obteve retorno sobre a abertura da sindicância e e há um prazo para o retorno ao ofício enviado pela polícia.
Vacinômetro
Até o momento, Guajará-Mirim já vacinou parte dos profissionais de saúde, indígenas, idosos com mais de 60 anos e trabalhadores de segurança e salvamento. Do total, o público que mais recebeu a primeira dose da vacina foram os indígenas, sendo 2.057.
Veja a situação no seu estado: Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil
Veja a situação no seu município: Mortes e casos de coronavírus nos municípios brasileiros
Até o dia 29 de março, Guajará-Mirim era o município que mais havia recebido doses de vacina contra o novo coronavírus, com um número suficiente para aplicar a primeira dose em mais de 21% da população.
Veja mais notícias de Rondônia