No Big Brother Brasil (BBB), ser chamado de “planta” nem sempre é um elogio. Fora do reality, porém, algumas plantas são verdadeiras aliadas da saúde e do bem-estar, especialmente as encontradas na Amazônia. Com a orientação da professora Luciana Borges, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), conheça algumas opções que podem impulsionar sua saúde.
1. Jambu (Spilanthes oleracea L): As folhas do jambu são ricas em antioxidantes e vitamina C, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo a pele. Seus compostos fenólicos, como flavonóides, também combatem os radicais livres no organismo.
2. Couve (Brassica oleracea): Esta hortaliça é uma fonte de vitaminas A e C, além de minerais como cálcio, potássio e ferro. O cálcio fortalece os ossos, a vitamina C protege contra infecções e o potássio ajuda a regular a pressão arterial. A couve também é rica em antioxidantes e clorofila, promovendo o relaxamento muscular e prevenindo dores de cabeça.

3. Hortelã pimenta (Mentha piperita): Com ação medicinal e aromática, a hortelã contém antioxidantes, vitaminas e mentol, um excelente descongestionante e expectorante. O chá de hortelã é um aliado contra dores de garganta e tosse seca. 4. Cheiro verde/Coentro (Coriandrum sativum): Rico em vitamina A, o coentro auxilia na saúde ocular, óssea e nervosa, além de aumentar a imunidade. Possui minerais como potássio, ferro e selênio, e seus antioxidantes inibem a ação dos radicais livres. 5. Alecrim (Rosmarinus officinalis L.): Ideal para chás e infusões, o alecrim auxilia em distúrbios circulatórios e digestivos, e possui propriedades antissépticas, cicatrizantes e antidepressivas. 6. Boldo (Plectranthus barbatus): Utilizado para auxiliar na digestão, prisão de ventre e ação diurética. 7. Manjericão (Ocimum baslium L.): Rico em ômega-3, vitaminas A, C e K, sais minerais e antioxidantes, o manjericão reforça o sistema imunológico, reduz o estresse e melhora o sistema digestivo.
*Com informações da UFRA
Moacir Tadeu Biondo, o especialista em ervas e plantas da Amazônia
Com informações do Portal Amazônia.












