Com 12 prefeituras, 7 vice e 91 vereadores eleitos em 2024, o Partido Liberal é a sigla com a melhor performance nessas eleições, em Rondônia.
O crescimento é expressivo se comparado com pleitos anteriores. O PL saltou de quatro vice-prefeituras para 12 prefeituras, além de vice-prefeitos e uma boa composição na Câmara de Vereadores.
Das prefeituras conquistadas pelo Partido Liberal, duas se destacam por vitórias acachapantes: em Ji-Paraná, Affonso Cândido venceu o adversário Isaú Fonseca por 64,24% dos votos.
Em Presidente Médici, a surpresa foi a eleição de Sérgio do Skinão por 52,89%. Um outsider da política, que venceu contra Zé Carlos do Morumbi, o atual vice-prefeito.
Nas duas situações, o PL venceu contra o peso da máquina. Em Ji-Paraná, contra o candidato que concorria à reeleição. E em Médici, contra o atual vice-prefeito.
Porto Velho é um caso à parte, mas que também merece destaque. A candidata Mariana Carvalho segue na disputa de segundo turno. Se eleita, será mais uma vitória para o PL de Marcos Rogério, que conta com o vice-prefeito na legenda, o pastor Valcenir.
A performance do PL segue a mesma dinâmica no restante do país. O partido foi o mais votado nessas eleições, além de eleger 10 prefeitos nas maiores cidades do país. O número pode crescer ainda mais, já que o partido lidera o número de candidatos que concorrem à disputa do terceiro turno.