Informação é com a gente!

27 de março de 2026

Informação é com a gente!

27 de março de 2026

Pit stop no centro de Porto Velho buscou conscientizar sobre a tuberculose

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação

Nem a chuva que caiu no final da tarde de quinta-feira (24) impediu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de realizar um pit stop e distribuir materiais explicativos em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A ação ocorreu no cruzamento das avenidas Sete de Setembro com Campos Sales.

“Nosso intuito é mobilizar a população em relação a importância de que todo sintomático respiratório com tosse por mais de três semanas deve ir ao posto de saúde mais próximo de casa para fazer o exame de escarro, que vai diagnosticar se está ou não com a tuberculose. Além disso, ressaltar que a tuberculose tem cura e o remédio tem distribuição gratuita”, destacou a coordenadora municipal do Controle da Tuberculose da Semusa, Nilda de Oliveira.

Faixas

Sempre que o semáforo parava o fluxo de veículos, uma equipe entrava em cena exibindo faixas e cartazes com frases chamando a atenção do público para a necessidade do cuidado e controle da tuberculose. Enquanto isso, outras equipes entregavam panfletos explicativos e uma revista aos condutores e pedestres. A ação também ocorreu dentro dos ônibus coletivos com distribuição aos passageiros. 

Didática

“Temos uma revistinha bem didática explicando o que é tuberculose e quais os cuidados que estamos distribuindo. Ressaltamos que todas as unidades de saúde do município também estão fazendo atividades alusivas à data. Tuberculose tem cura, mas é preciso fazer o tratamento até o final”, completou Nilda de Oliveira.

Após o diagnóstico, o tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.

Página inicial / Porto Velho / Pit stop no centro de Porto Velho buscou conscientizar sobre a tuberculose