Durante a operação no rio Japurá, criminoso foi morto após troca de tiros com a PM
Um homem, ainda não identificado, foi morto durante uma operação da polícia militar no combate ao narcotráfico e pirataria no município de Japurá, no Amazonas, a 744 km de Manaus. O confronto aconteceu no rio Japurá, e resultou na apreensão de uma lancha, armas e munições. Relatos de moradores indicam que esses ‘piratas do rio’ são conhecidos pela agressividade, se passando por policiais e geralmente exigindo ouro e drogas.
Patrulhamento Fluvial e Denúncias
A operação começou após os policiais receberem denúncias de ribeirinhos, informando sobre a atuação de um grupo armado nas proximidades da comunidade São Pedro, na zona rural de Japurá. Os policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estavam em patrulhamento ostensivo no rio, com o objetivo de coibir a ação dos criminosos.
Troca de Tiros e Apreensões
De acordo com a PM, ao avistarem uma lancha de grande porte com cerca de oito a nove homens encapuzados e armados, os criminosos começaram a disparar contra os policiais, que revidaram. Após intensa troca de tiros, um dos ‘piratas do rio’ foi baleado e morreu no local, caindo na água próximo à embarcação. O homem vestia roupas camufladas e uma balaclava. Com ele, a polícia encontrou uma espingarda calibre 12 e várias munições.
Fuga e Busca na Mata
Os outros criminosos fugiram em direção à mata, iniciando uma nova troca de tiros com os policiais. Durante a perseguição, os militares encontraram um acampamento abandonado com várias munições, incluindo calibres 12 e 5.56, além de carregadores de fuzil.
Material Apreendido
A operação resultou na apreensão de diversos itens:
- Lancha de 9 metros com motor de 300 HP (marca Suzuki)
- Espingarda calibre 12 com numeração raspada
- 74 munições de calibre 12
- 118 munições de fuzil calibre 5.56
- 2 carregadores de fuzil 5.56
- Antena Starlink
Conclusão
O corpo do ‘pirata’ foi levado para o necrotério de Japurá, e todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia do município. Nenhum outro suspeito foi preso.
Com informações do SGC










