Competição serviu de seletiva para Mundial de Esportes Aquáticos
O Troféu Brasil de natação de 2023 chegou ao seu fim no último sábado (3) à noite. O grande vencedor da competição, realizada no Complexo Esportivo e Aquático Santos Dumont, em Recife, foi o Esporte Clube Pinheiros, que acumulou 2109 pontos para garantir a conquista. O Minas Tênis Clube ficou em segundo lugar (1635,50 pontos) e a Unisanta completou o pódio (1518 pontos).
Além de ser uma importante competição nacional, o Troféu Brasil também serviu como seletiva para a seleção brasileira principal que representará o país no Campeonato Mundial de Fukuoka, no Japão, em julho, e no Mundial Junior de Natação.
Na seleção principal, foram convocados 26 atletas para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos. A equipe será composta por 12 mulheres e 14 homens, com destaque para o trio que alcançou os melhores índices de acordo com o ranking mundial de 2022: Gabrielle Roncatto nos 400 metros livre, e Viviane Jungblut e Beatriz Dizotti nos 1500 metros livre.
SELEÇÕES DEFINIDAS!
As seleções para o Mundial de Fukuoka e para o Mundial Junior de Natação estão definidas e anunciadas!
Veja: https://t.co/hWUjy0P2gb
📸 @satirosodre#Natacao #YakultBrasil #SpeedoMSport #Estacio #ExitoArte pic.twitter.com/CFBEoD9oX1
— CBDA (@CBDAoficial) June 4, 2023
O torneio realizado em Recife também definiu os atletas convocados para o Mundial Junior, que será realizado em Netanya, Israel, em setembro. A competição contará com a participação de 11 brasileiros, incluindo membros da equipe que disputou o último Mundial Junior em Lima, Peru.