A prefeitura Municipal de Pimenta Bueno, por meio da Semec e o DEL (Departamento de Esporte e Lazer), com apoio do Governo do Estado, realizou no último sábado (24) – aniversario do município – o 3º CIAC-PB, Campeonato Intermunicipal Aberto de Capoeira, com presença de dezenas de atletas de diversos grupos e municípios. Fizeram-se presentes delegações dos municípios de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Ji-Paraná e Pimenta Bueno.
Na abertura do evento, o Superintendente da Sejucel, Rodnei Paes, expôs a importância desses eventos e como a capoeira tem crescido no estado. O diretor de Esporte e Lazer, Hugo Estrozi, além de parabenizar e agradecer aos atletas pela presença, falou da capoeira como destaque do município de Pimenta Bueno no JIR, Jogos Intermunicipais de Rondônia, já há cinco anos fazendo parte destes jogos.
Categorias
Estrozi citou também a importância do município como Tri-Campeão Feminino e Bi-Campeão Masculino na categoria, tendo como técnico o mestre Hugão. Como foi bem lembrado pelo cerimonialista Sergio Neri, Hugão neste ano foi eleito pela Federação de Capoeira o Melhor Técnico de Capoeira de Rondônia, passando a concorrer ao Prêmio Esporte Rondônia da Sejucel com todos os técnicos das demais modalidades esportivas. Mestrando Hugão foi chamado ao uso da palavra e fez questão de parabenizar os atletas ali presentes e pedir uma salva de palmas aos que receberam os destaques do ano de 2016 (Juliano), 2017 (Lucivani) e 2018 (Flavia) que ali estavam para competir, demostrando o alto nível desta competição.
Na competição participaram atletas de quatro a 41 anos de idade, demostrando que na capoeira não se tem idade para participar nem para competir, se fazendo um grande esporte de interação social.
Medalhas
As disputas ocorreram em cinco categorias distintas, sem divisão de naipe, apenas por idade em duas delas e as demais por graduação dos atletas. Os atletas foram premiados de 1º a 3º lugar com medalhas e os três melhores técnicos da competição com troféus, além de brindes doados por empresas locais (C.C.L Confecções, Mega Celulares, Cassio Ribeiro, Lojas Vitória) e o Frigorifico Frigomil, que apoiou na alimentação dos atletas que pernoitaram.
Confira o Resultado Final do Campeonato Intermunicipal:
Melhor Equipe/Técnico
1º Lugar – Mestrando Hugão/Abrace Capoeira (Pimenta Bueno) 118 Pontos
2º Lugar – Professor Bogado/Abrace Capoeira (Pimenta Bueno) 50 Pontos
3º Lugar – Mestrando Canelão/Abrace Capoeira (Cacoal) 41 Pontos
4º Lugar – Graduado Marcio/Oficina da Capoeira (Pimenta Bueno) 37 Pontos
5º Lugar – Mestrando Alex/Aruac Capoeira (Ji-Paraná) 15 Pontos
6º Lugar – Estagiário Sombra/Capoeira Nagô (Presidente Médici) 8 Pontos
Categoria Violinha
1º Lugar – Davi (Oficina da Capoeira/Técnico Marcio)
2º Lugar – Cleberson (Abrace Capoeira/Técnico Bogado)
3º Lugar – Guilherme (Abrace Capoeira/Técnico Bogado)
Categoria Viola
1º Lugar – Adriano (Abrace Capoeira/Técnico Canelão)
2º Lugar – Paulo (Abrace Capoeira/Técnico Hugão)
3º Lugar – Denner (Abrace Capoeira/Técnico Hugão)
Categoria Médio
1º Lugar – Hélio Rian (Oficina da Capoeira/Técnico Marcio)
2º Lugar – Deivid (Abrace Capoeira/Técnico Hugão)
3º Lugar – Samili (Abrace Capoeira/Técnico Hugão)
Categoria Gunga
1º Lugar – Romário (Abrace Capoeira/Técnico Hugão)
2º Lugar – Vandenir (Abrace Capoeira/Técnico Hugão)
3º Lugar – Lucivani (Abrace Capoeira/Técnico Hugão)
Categoria Absoluto
1º Lugar – Juliano (Abrace Capoeira/Técnico Hugão)
2º Lugar – Everaldo (Abrace Capoeira/Técnico Canelão)
3º Lugar – Fabio (Abrace Capoeira/Técnico Canelão)