O dono e controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal (PF) na noite de segunda-feira (17). Ele tentava embarcar em um jatinho particular com destino à Europa no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A prisão ocorre no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes financeiras.
Investigação e prisão
Vorcaro, de 42 anos, é alvo de uma investigação federal sobre a emissão e negociação de títulos de crédito falsos. Segundo a PF, o Banco Master teria criado papéis sem lastro ou com informações fraudulentas, apresentando-os como ativos legítimos. A ação configura crimes de gestão fraudulenta e falsidade documental.
A prisão de Vorcaro foi antecipada em relação ao cumprimento dos mandados previstos para esta terça-feira (18), devido à tentativa de fuga do banqueiro. No total, a operação cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
Contexto e liquidação extrajudicial
A prisão ocorreu um dia após o anúncio da compra do Banco Master por um consórcio liderado pela Fictor Holding Financeira, com a previsão de um aporte de R$ 3 bilhões. O Banco Central (BC) decretou, na manhã desta terça-feira, a liquidação extrajudicial do Master e a indisponibilidade dos bens dos controladores e ex-administradores da instituição.
Daniel Vorcaro nasceu em 6 de outubro de 1983, em Belo Horizonte, e ganhou destaque após o Banco Master firmar negócios com o governo do Distrito Federal (GDF) por meio do Banco de Brasília (BRB). O BRB adquiriu títulos de crédito emitidos pelo Banco Master, que são agora foco das investigações.
Operação Compliance Zero
A Operação Compliance Zero investiga a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes e a substituição de ativos por outros sem avaliação técnica adequada. As investigações tiveram início em 2024, a partir de uma requisição do Ministério Público Federal (MPF). São investigados crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e organização criminosa.










