A Polícia Federal (PF) em Rondônia iniciou uma investigação, nesta segunda-feira (17), após denúncia de um servidor do INSS em Porto Velho. Segundo o relato, feito em 2024, o servidor foi abordado por indivíduos desconhecidos que tentaram cooptá-lo para um esquema de fraudes em benefícios previdenciários.
Após recusar a proposta, o servidor passou a receber ameaças de retaliação, incluindo a possibilidade de exoneração. A investigação, que começou em agosto de 2023, já resultou na prisão em flagrante de um suspeito, que viajou do Pará até Rondônia com o objetivo de aliciar servidores.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava diversas linhas telefônicas para ocultar suas comunicações, hospedando-se em diferentes cidades de Rondônia para ampliar o alcance da cooptação. A atuação do grupo se estendia a outros estados, onde analisavam o histórico funcional de servidores para identificar possíveis vulnerabilidades e oferecer vantagens ou aplicar ameaças.
Nesta nova fase da operação, a Justiça Federal em Rondônia expediu mandados de busca e apreensão em todo o estado, cumpridos nesta segunda-feira. O material recolhido será analisado pela PF para auxiliar nas investigações. Os envolvidos poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas.










