Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Informação é com a gente!

04 de março de 2026

PF e Ibama destroem embarcações de garimpo ilegal no Madeira

peixe-post-madeirao
embarcações de garimpo ilegal
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruíram 49 embarcações utilizadas em atividades de garimpo ilegal de ouro no Rio Madeira, em Rondônia. A operação ocorreu nos distritos de Aliança, São Carlos e Nazaré, em Porto Velho.

O objetivo da ação é combater crimes ambientais e coibir a extração ilegal de minérios na região. As embarcações, que incluíam dragas e balsas de médio e grande porte, eram empregadas na retirada de ouro de forma ilegal. Segundo as autoridades, o esquema era estruturado e operava em larga escala, diferenciando-se dos garimpos artesanais.

Diante da impossibilidade de remoção dos equipamentos do local, eles foram inutilizados no próprio rio. Durante a operação, foram apreendidos celulares dos suspeitos presentes nas embarcações, além de frascos contendo mercúrio, substância tóxica utilizada no processo de separação do ouro.

Esta ação ocorre cerca de um mês após as operações Leviatã e Boiuna, que também tiveram como foco o combate ao garimpo ilegal na mesma região. As autoridades informam que as operações fazem parte de uma sequência de ações para enfrentar crimes ambientais na Amazônia Legal. A investigação continua para identificar os responsáveis pelo financiamento e organização das atividades ilegais.

Página inicial / Rondônia / PF e Ibama destroem embarcações de garimpo ilegal no Madeira