Informação é com a gente!

18 de março de 2026

Informação é com a gente!

18 de março de 2026

Petrobras encontra nova reserva de gás na Colômbia

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Nova descoberta de gás da Petrobras na Colômbia reforça potencial energético do país e pode impulsionar investimentos

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (18) a descoberta de uma nova reserva de gás natural em águas profundas da Colômbia, no poço Copoazu-1. A área está localizada a cerca de 36 quilômetros do litoral, em uma região com quase 1 mil metros de profundidade.

O poço Copoazu-1 está próximo a outros dois importantes poços já perfurados na região, o Sirius-1 e o Sirius-2, a cerca de 8 quilômetros de distância. A descoberta consolida a província gasífera colombiana e o potencial de gás no offshore do país, adicionando um volume significativo para a segurança energética da região.

Segundo a Petrobras, a presença de gás foi confirmada por testes realizados durante a exploração, e novas análises serão conduzidas para determinar o volume e a qualidade do recurso. A perfuração do poço Copoazu-1 teve início em novembro de 2025 e continua em andamento.

A descoberta faz parte da estratégia da Petrobras de expandir suas reservas de petróleo e gás, especialmente fora do Brasil, para atender à crescente demanda de energia. A empresa atua no bloco como operadora, com uma participação de 44,44%, em parceria com a Ecopetrol, que detém 55,56%. A Petrobras explora gás natural para garantir o abastecimento de energia, reduzir a dependência de importações, gerar receita e aproveitar recursos encontrados junto ao petróleo, além de contribuir para a transição energética.

Em 2024, a Petrobras e a Ecopetrol já haviam confirmado a maior descoberta de gás da história da Colômbia no poço Sirius-2, com um volume estimado acima de 6 trilhões de pés cúbicos. Esse achado tem o potencial de aumentar em até 200% as reservas do país. A expectativa é que a produção do Sirius-2 comece em cerca de três anos, com capacidade para abastecer o mercado por uma década, com investimentos bilionários previstos.

A Petrobras informa: “Esta descoberta consolida a província gasífera e o potencial de gás no offshore colombiano, ao mesmo tempo em que adiciona um maior volume de gás para contribuir com a segurança energética da região”. A empresa ressalta que a atuação no Bloco GUA-OFF-0 está alinhada à sua estratégia de longo prazo, visando à recomposição das reservas de petróleo e gás.

Com informações do G1

Página inicial / Economia / Petrobras encontra nova reserva de gás na Colômbia