Petrobras aumenta produção de petróleo com início de operação da P-78 no pré-sal de Búzios, ampliando capacidade em 180 mil barris/dia
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira o início da produção na plataforma P-78, localizada no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A produção começou na última quarta-feira (31).
A FPSO P-78 é a sétima plataforma em operação no campo de Búzios, o maior do país em reservas. Integrada ao projeto Búzios 6, a plataforma tem capacidade para produzir até 180 mil barris de óleo por dia e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diariamente.
Com a entrada em operação da P-78, a capacidade instalada do campo de Búzios alcança cerca de 1,15 milhão de barris por dia, além de possibilitar a exportação de gás para o continente. A Petrobras destaca que a P-78 representa uma nova geração de unidades próprias, desenvolvidas com base em aprendizados das primeiras plataformas do pré-sal.
O projeto Búzios 6 conta com 13 poços, sendo seis produtores e sete injetores, equipados com sistemas que aprimoram o controle e o gerenciamento da produção. A unidade será conectada por dutos rígidos para produção, injeção e exportação de gás, e por dutos flexíveis para as linhas de serviço, utilizando novas tecnologias para a fixação dessas estruturas no FPSO.
A Petrobras ressalta que a P-78 inaugura um novo padrão em suas operações no pré-sal, incorporando lições aprendidas e tecnologias avançadas para otimizar a produção e a eficiência. A empresa continua investindo na expansão da produção de petróleo e gás no Brasil, buscando fortalecer sua posição como líder no setor.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com informações do G1










