Objetivo é fortalecer o time brasileiro para a Copa do Mundo de 2027
A Petrobras firmou um acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF) nesta quinta-feira (5) para patrocinar os campeonatos de futebol feminino organizados pela entidade. Com esse apoio, os clubes que participam do Paulistão Feminino deste ano terão um bônus de R$ 1 milhão, além dos mais de R$ 3 milhões já garantidos em premiações.
O Paulistão Feminino 2024 começou em maio e vai até novembro, com pausas para as Olimpíadas, Datas FIFA e Libertadores. Entre as jogadoras da seleção que conquistou a prata em Paris, sete são de clubes paulistas.
Em comunicado, a FPF destacou que “a parceria com a Petrobras irá fomentar toda a cadeia do futebol feminino, desde a base até as competições principais, como o Paulistão Sicredi Feminino. Mais de mil atletas serão beneficiadas”. Além de apoiar o campeonato estadual profissional, a estatal vai investir nas categorias de base, como as competições sub-20, sub-17, sub-15 e os festivais sub-14 e sub-12, além da Copinha Feminina.
Nos últimos anos, o número de atletas de base do futebol feminino paulista cresceu significativamente. Em 2015, havia apenas o campeonato estadual. De 2022 para 2024, o número de jogadoras menores de 18 anos aumentou de 681 para quase mil.
A Petrobras, que já patrocina esportes e cultura no Brasil há mais de duas décadas, passa a investir no futebol feminino a partir de 2024. “O futebol feminino foi escolhido como a modalidade coletiva de referência para a companhia. Queremos promover competições, estimular novas atletas e desenvolver a infraestrutura, além de combater o preconceito e fortalecer o empoderamento feminino”, explicou Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínio da Petrobras.
A parceria também inclui programas de capacitação, como o curso de Liderança Feminina, promovido pela FPF em colaboração com a La Liga, além de ações de responsabilidade social e ambiental.
A iniciativa visa preparar a modalidade para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será realizada no Brasil. Segundo o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, o futebol feminino brasileiro tem potencial para competir de igual para igual com os maiores times do mundo. “O time vice-campeão olímpico mostrou que temos força no futebol feminino. Ainda veremos muitas atletas talentosas surgindo até o Mundial de 2027”, disse Bastos.
Os clubes paulistas têm dominado o cenário do futebol feminino no Brasil. Dos 12 campeonatos nacionais disputados até agora, apenas um foi vencido por um time de fora de São Paulo: o Flamengo, em 2016. O Corinthians, que levou 12 jogadoras para as Olimpíadas de Paris, conquistou cinco títulos, incluindo os quatro últimos, entre 2020 e 2023.
As semifinais do Brasileirão Feminino deste ano terão apenas times paulistas, com Ferroviária e São Paulo disputando uma vaga na final. O jogo de volta acontece no domingo (8), às 16h, com transmissão pela TV Brasil, que também exibirá as finais nos dias 15 e 29 de setembro.