Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Pesquisadores de Tocantins criam teste rápido para metanol na gasolina

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

(Foto: Fabíola Almeida Bezerra – Frascos com metanol (mais amarelado, à esquerda) e etanol (álcool combustível, mais avermelhado).

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Gurupi, desenvolveram um novo método para identificar a presença de metanol no álcool combustível. A descoberta, fruto da pesquisa de mestrado de Fabíola Almeida Bezerra, orientada pelo professor Nelson Luis Gonçalves Dias de Souza, utiliza nanossensores capazes de detectar o metanol de forma rápida e simples.

A preocupação com a adição de metanol na gasolina e no etanol tem sido grande, levando a operações policiais e fiscais em todo o país, como a recente Operação Carbono Oculto. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece um limite máximo de 0,5% de metanol na composição dos combustíveis (resoluções 807/2020 e 907/2022).

O metanol, quando presente em níveis acima do permitido, é corrosivo e pode causar danos sérios a componentes importantes do motor, como bicos injetores, bombas de combustível e tubulações, podendo até mesmo impedir que o veículo ligue.

O novo método de detecção, segundo o professor Souza, é inovador. “A utilização de nanossensores não é novidade, mas um sensor específico para detectar metanol em álcool combustível ainda não existia”, explica. O processo é simples: basta misturar a amostra com a solução do nanossensor e aguardar 30 minutos para observar a mudança de cor. Quanto mais amarela a mistura, maior a concentração de metanol.

A grande vantagem é a praticidade e o custo. A mestranda Fabíola Bezerra explica que o método desenvolvido é até oito vezes mais barato que a cromatografia gasosa, técnica atualmente utilizada pela ANP. Além disso, é um método colorimétrico, permitindo uma identificação visual rápida da presença de metanol.

Os pesquisadores já finalizaram os testes e pretendem solicitar a patente do nanossensor ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A expectativa é que a tecnologia possa ser utilizada em postos de combustíveis para garantir a qualidade do produto vendido aos consumidores.

Página inicial / Tecnologia / Pesquisadores de Tocantins criam teste rápido para metanol na gasolina