Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Pesquisador de MT publica estudo sobre física quântica em revista científica

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Um estudo inovador do professor Emanuel Cardozo Diniz, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), foi publicado na renomada revista Scientific Reports, do grupo Nature. A pesquisa, realizada em colaboração com universidades do Piauí e do Paquistão, explora o controle de interferências quânticas em sistemas nanoeletromecânicos.

A pesquisa detalha o fenômeno da Transparência Nanoeletromecanicamente Induzida (NIT), onde um sistema, ao ser estimulado corretamente, permite a passagem de sinais que normalmente seriam bloqueados. Essa interação entre um ressonador vibrante e um íon carregado cria uma “janela” de transparência crucial para a transmissão de informações.

O estudo também investiga a interferência Fano, que ocorre quando essa transmissão não é perfeita, resultando em um rastro de absorção assimétrico. Compreender esse comportamento é fundamental para controlar a energia dentro do sistema. Apesar dos avanços, a “descoerência de fase” – a sensibilidade a interferências externas – ainda representa um desafio para a estabilidade do sistema.

Os resultados podem impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente no processamento de informações e na criação de computadores quânticos. “Essa abordagem tem o potencial de tornar os dispositivos mais sensíveis, eficientes e versáteis, permitindo o controle preciso de sinais em estruturas extremamente pequenas”, explica Diniz. “No futuro, essas tecnologias podem dar origem a novos componentes capazes de armazenar, transmitir e processar informação quântica.”

Pesquisador de Mato Grosso publica estudo de física quântica na Scientific Reports
Modelo esquemático de um experimento que consiste em um NEMS (nanoeletromagnetismo) que interage eletrostaticamente com um íon aprisionado em uma armadilha. O íon possui graus de liberdade vibracionais associados ao movimento no potencial da armadilha e está sujeito à excitação por um laser externo cuja frequência é ajustada para a primeira banda lateral vermelha. O modelo quantizado resultante descreve dois osciladores acoplados — o NEMS e o modo vibracional do íon — juntamente com uma interação de Jaynes-Cummings modificada, que envolve a absorção simultânea de um fônon da armadilha e uma excitação de dois níveis de seu grau de liberdade eletrônico.

Sistemas nanoeletromecânicos (NEMs) combinam componentes elétricos e movimentos mecânicos em escala nanométrica, funcionando como minúsculas máquinas que processam sinais em sistemas eletrônicos avançados. A pesquisa representa um passo importante para a construção de qubits, os elementos fundamentais dos computadores quânticos, que prometem velocidades de processamento sem precedentes.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / Educação / Pesquisador de MT publica estudo sobre física quântica em revista científica