Foto: Marco Santos/Agência Pará
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) do Pará está de olho no Círio de Nazaré 2025. Em parceria com o Dieese-PA (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Setur vai realizar uma pesquisa detalhada para entender melhor quem são os visitantes que chegam a Belém durante a maior manifestação religiosa do estado.
Entre os dias 8 e 12 de outubro, equipes de pesquisadores estarão em pontos estratégicos da cidade, abordando turistas e romeiros para aplicar questionários. Serão 2.400 entrevistas, realizadas por 44 profissionais, para coletar informações importantes.
O objetivo é saber de onde vêm os visitantes, quanto tempo ficam em Belém, em que tipo de hospedagem se hospedam, quais lugares visitam e quanto gastam durante a estadia. Para os romeiros, a pesquisa vai investigar o ponto de partida da peregrinação, o grau de fé e a experiência ao longo do caminho.
“O Círio de Nazaré é um patrimônio cultural e espiritual do povo paraense, que movimenta milhares de visitantes e impacta fortemente a economia do Estado. Conhecer o perfil desses turistas e romeiros nos permite planejar melhor ações de acolhimento, infraestrutura e promoção turística, além de valorizar a fé e a identidade do nosso povo”, explica o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
Duas pesquisas em uma
A pesquisa ‘Perfil dos Turistas do Círio’ foca em quem vem de fora do Pará. Já a pesquisa ‘Perfil dos Romeiros do Círio de Nazaré’ se concentra nos devotos que chegam a Belém a pé, de outros municípios, buscando entender melhor a experiência da peregrinação.
De acordo com Admilson Alcântara, coordenador do Observatório do Turismo do Pará e Região Norte, a pesquisa é realizada há 20 anos e a parceria com o Dieese também completa duas décadas. “Será um trabalho importante para entendermos com profundidade o perfil dos peregrinos e dos turistas que participam do Círio”, afirma.
O lançamento oficial da pesquisa com as equipes acontecerá na quarta-feira, 8 de outubro, a partir das 18h.