Informação é com a gente!

14 de março de 2026

Informação é com a gente!

14 de março de 2026

Pescadores: Deputada Lebrinha pede ao governo que decrete estado de emergência

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Devido a severa estiagem de 2023, pescadores profissionais têm prejuízos com a escassez de peixes nas bacias hidrográficas de Rondônia. Em resposta ao pedido feito pelo presidente da Colônia dos Pescadores e Aquicultores Z-4 de Costa Marques, Elizeu Tomicha, a deputada Gislaine Lebrinha (União Brasil),  solicitou ao governo do estado de Rondônia para que seja declarado estado de emergência nos 52 municípios, requisito para a implementação de políticas públicas necessárias.

A deputada Lebrinha encaminhou ofício ao governador e expressou sua preocupação diante da situação crítica, ressaltando a necessidade urgente de medidas para garantir o sustento dos pescadores e a preservação dos recursos hídricos. “Estamos diante de uma situação alarmante. A redução drástica no volume dos rios compromete diretamente a atividade pesqueira, afetando não apenas os profissionais da pesca, mas famílias, comunidades e toda uma cadeia logística do setor”, alertou.

Bancada

 Em reunião com representantes de associações de pescadores, da bancada federal de Rondônia e a diretoria da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), na última quarta-feira (22), foram debatidas medidas urgentes como a liberação de recursos emergenciais e o direito ao seguro-defeso, para pescadores já cadastrados.

O presidente da AROM, prefeito Hildon Chaves informou que a entidade municipalista estará articulando, principalmente junto aos municípios mais afetados com a crise hídrica, instruindo para que procedam com os decretos locais de estado de emergência.

Página inicial / Política / Pescadores: Deputada Lebrinha pede ao governo que decrete estado de emergência