Neste sábado (20), o aprendizado será além das quatro linhas do campo para crianças do distrito de Nova Londrina. O grupo de extensão Pequenos Campeões Seguros, da Afya Ji-Paraná, realiza uma oficina prática de primeiros socorros voltada para jovens atletas da escolinha de futebol Bom de Bola, Melhor na Escola, iniciativa da Prefeitura Municipal.
Durante a atividade, os estudantes de Enfermagem vão orientar sobre como agir em situações de acidentes comuns no ambiente esportivo, como ferimentos, cortes, luxações e fraturas. O objetivo é aproximar a comunidade de conhecimentos essenciais que podem salvar vidas e reduzir riscos em atendimentos de emergência.
“Queremos mostrar que a prevenção e a resposta rápida fazem toda a diferença. Muitas vezes, um gesto simples pode evitar complicações e trazer mais segurança às crianças que praticam esportes”, destacou a coordenadora do curso de Enfermagem da Afya Ji-Paraná, professora Fabiana Nink.
O projeto Pequenos Campeões Seguros faz parte das iniciativas de extensão da Afya Ji-Paraná, que busca ampliar o diálogo com a sociedade e transformar conhecimento acadêmico em benefício direto à população. “Quando levamos nossos estudantes para o contato direto com a comunidade, eles aprendem a aliar teoria e prática em cenários reais. Ao mesmo tempo, contribuímos para que famílias e crianças tenham acesso a informações que fortalecem a saúde e a qualidade de vida”, acrescentou a coordenadora.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.