Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Peixes-boi da Amazônia e Marinho são patrimônio imaterial do Pará

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Os peixes-boi da Amazônia (Trichechus inunguis) e o peixe-boi marinho (Trichechus manatus) acabam de ser reconhecidos como patrimônio cultural natural de natureza imaterial do Pará. A lei nº 11.171/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na terça-feira (23), garante que a conservação dessas espécies terá prioridade no investimento de recursos governamentais, parcerias e acordos de cooperação.

A medida abre caminho para convênios com organizações da sociedade civil, universidades e instituições nacionais e internacionais, visando o financiamento e a execução de ações de proteção e conservação. Além disso, a lei prevê o reforço da fiscalização para coibir ameaças à preservação dos peixes-boi, animais que fazem parte da rica biodiversidade amazônica e da cultura paraense.

“A iniciativa do poder público estadual é de extrema importância para todos nós que trabalhamos pela preservação do peixe-boi no Pará. É um reconhecimento fundamental não apenas da importância das espécies, mas também do esforço de biólogos, veterinários, educadores e membros das comunidades locais, tradicionais e ribeirinhas, que lutam pela fauna amazônica”, destaca Renata Emin, bióloga e presidente do Instituto Bicho D’água.

Em novembro, o Instituto Bicho D’água inaugurará, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), um recinto de aclimatação na Ilha de Marajó, em Soure. A unidade, com 500 m², terá capacidade para receber até oito peixes-boi, como parte do Projeto de Conservação de Peixes-Boi no Pará, uma iniciativa da TGS, IBAMA e Instituto Bicho D’água.

O projeto visa otimizar os resgates dos animais, cuja população já apresenta sinais de declínio, e garantir o bem-estar deles durante o período de reabilitação antes de serem devolvidos à natureza. A declaração como patrimônio imaterial do Pará é vista como um marco importante para a proteção desses gigantes gentis da Amazônia.

“Esta é uma conquista que reforça a nossa esperança de que as futuras gerações possam ter a oportunidade de conhecer e conviver com o peixe-boi, um verdadeiro símbolo da cultura e da biodiversidade amazônica. Este é um momento histórico e transformador para a proteção e preservação do nosso gigante gentil”, comemora Renata Emin.

Página inicial / Cultura e Entretenimento / Peixes-boi da Amazônia e Marinho são patrimônio imaterial do Pará