Ministro anuncia queda nas passagens aéreas e prevê leilões de aeroportos para 2026
O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, informou que a tarifa média das passagens aéreas registrou uma queda de 11,7% no período de 2022 a 2025. A declaração foi feita nesta quarta-feira (11), juntamente com a projeção de leilões para o primeiro trimestre de 2026, incluindo o Aeroporto do Galeão em março.
De acordo com o Ministério dos Portos e Aeroportos, a expectativa é de que 130 milhões de passageiros sejam transportados em 2025. No segmento internacional, o aumento previsto é de 13,7% em relação a 2024, totalizando 28,5 milhões de viajantes.
Esses números representam um crescimento de 20% em comparação com o período pré-pandemia (2019), conforme dados da Agência Nacional de Aviação Terrestre (Anac). O ministro também estimou que a Embraer deverá ser responsável por 25% da frota aérea do país até o final deste ano, impulsionada pela aquisição de até 74 aeronaves pela Latam.
As informações foram apresentadas durante a divulgação dos resultados dos setores portuário, aeroportuário e hidroviário de 2025. No que diz respeito à infraestrutura hidroviária, o governo prevê investimentos que superarão R$ 529 milhões no próximo ano.
Em relação aos portos, Costa Filho mencionou que o edital do megaterminal de contêiners do Porto de Santos, considerado o maior empreendimento logístico da década, deve ser publicado até o final de abril. Há cerca de 12 empresas interessadas, sendo duas brasileiras, além de grupos árabes, chineses, filipinos e fundos de investimento. “Ministro diz que valor médio de passagens aéreas caiu 11,7% em 2025.”, declarou o ministro.
Sílvio Costa Filho também anunciou sua saída do Ministério dos Portos e Aeroportos para disputar uma vaga no Senado. A apresentação dos resultados do setor contou com a cobertura do Jornal Nacional.
Com informações do G1










