“Eu estou na Pestalozzi e gosto muito de estagiar aqui no Tribunal de Justiça de Rondônia, quero aprender tudo que vocês me ensinarem”, diz Alex Castro (à esquerda na foto), estudante da Associação sediada em Porto Velho e estagiário no TJRO, contratado no final do ano.
O Tribunal, em parceria com a Pestalozzi, oferece vagas de estágio para alunos com deficiência regularmente matriculados na instituição. A iniciativa visa inserir esses estudantes no mercado de trabalho, promovendo a humanização e a inclusão social no ambiente institucional do Poder Judiciário.
“Em 2024, nós firmamos um convênio com a Pestalozzi para que pudéssemos admitir alunos daquela entidade. Hoje, realizamos a admissão do sexto aluno, a experiência tem sido excepcional e também um aprendizado”, afirmou Gustavo Nicocelli, secretário da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do TJRO. Ele explica que o processo seletivo dos estudantes e a definição das unidades onde o estágio será desenvolvido são feitos em conjunto.
O Acordo de Cooperação entre as instituições prevê uma duração de estágio de três anos, diferentemente do contrato padrão de outros estagiários, que é de dois anos. Além de Alex, os estudantes Clebson, Jonathan, Flávio e Sérgio também vivenciam atualmente essa experiência no Tribunal, na continuidade de seus estágios.
Janete Araújo, presidente da Associação Pestalozzi, conta que a ideia do convênio surgiu da necessidade e da relevância de inserir esses estudantes no mercado de trabalho. “É muito importante e gratificante, pois eles percebem o desenvolvimento como cidadãos, buscando autonomia e cumprindo seus compromissos”, destacou. Janete também reforçou a intenção de manter e fortalecer a parceria.
Compromisso social
O Acordo de Cooperação está alinhado ao Eixo 3 – Segurança Pública e Direitos Humanos, do recém-lançado Plano de Gestão para o novo biênio (2026/2027), que busca concretizar o princípio da dignidade humana no Poder Judiciário de Rondônia. A ação efetiva direitos fundamentais, como o protocolo de inclusão de minorias, preservando o pluralismo dentro e fora da instituição.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJRO [link original]










