O Pará apresentou uma redução significativa de 40% na área sob alertas de desmatamento entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, de acordo com dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No período, o estado registrou 488 km² de área em alerta, comparado aos 809 km² observados no mesmo intervalo do ano anterior (agosto de 2024 a janeiro de 2025). Isso representa uma diminuição de 321 km².
O desempenho do Pará foi superior à média da Amazônia Legal, onde a área total sob alertas caiu 35%, de 2.050 km² para 1.324 km², uma redução de 725 km².
O governador Helder Barbalho destacou que a redução demonstra que o Pará está “no caminho certo”. “Temos investido em fiscalização, inteligência ambiental, regularização fundiária e no fortalecimento da bioeconomia como alternativa sustentável. Esse resultado é fruto de planejamento, tecnologia e integração entre os órgãos”, afirmou.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, enfatizou a consistência das estratégias adotadas, ressaltando que o monitoramento contínuo e as operações em campo têm sido fundamentais para o avanço.
Segundo a Semas PA, o acompanhamento contínuo por meio de plataformas de monitoramento ambiental e a articulação com municípios prioritários permanecem como eixos centrais para consolidar a redução e garantir resultados sustentáveis.
PrevisIA: inteligência artificial aponta 5,5 mil km² com risco de desmatamento na Amazônia em 2026
Com informações do Portal Amazônia.










