Foto: Roni Moreira/Agência Pará
O Pará está cada vez mais presente no cenário turístico nacional. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) anunciou que 90 dos 144 municípios paraenses foram incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta importante do Ministério do Turismo (MTur).
O Mapa do Turismo é fundamental para definir onde o governo federal vai investir e criar políticas para o turismo no país. Estar no mapa significa que o município tem uma estrutura básica para receber turistas e pode buscar recursos federais para melhorar a infraestrutura, promover eventos, treinar profissionais e fortalecer a economia local.
Entre os municípios que já estavam no Mapa e tiveram a permanência renovada, e aqueles que entraram agora pela primeira vez, destacam-se Acará, Baião, Bujaru, Concórdia do Pará, Curionópolis, Igarapé-Miri, Placas, Rurópolis, São Domingos do Araguaia e Terra Santa. Essa inclusão é resultado de um esforço conjunto entre o governo estadual e as prefeituras.
De acordo com o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, essa conquista mostra o compromisso do governo em fortalecer o turismo em todo o estado. “O Mapa do Turismo é essencial para direcionar investimentos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável do setor. Essa ampliação mostra que o Pará está no caminho certo, com uma política sólida de regionalização e municípios cada vez mais preparados para receber turistas, gerar empregos e renda, e fortalecer a economia local”, afirmou.
O que é preciso para entrar no Mapa do Turismo?
Para ser incluído no Mapa, os municípios precisam cumprir alguns requisitos, como ter um órgão responsável pelo turismo, dinheiro reservado no orçamento para o setor, empresas de turismo registradas no Cadastur e um Conselho Municipal de Turismo funcionando. O processo de inscrição é feito online e é válido por um ano, podendo ser renovado.
Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur-PA, explicou que o sucesso da inclusão dos municípios é fruto de um trabalho em equipe. “O resultado é um reflexo da atuação conjunta da Setur, do Ministério do Turismo, das secretarias municipais de turismo, da rede de interlocutores regionais e dos conselheiros municipais. Esse esforço é fundamental para o avanço e consolidação do turismo no estado”, destacou.
A Setur oferece apoio técnico aos municípios por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal do Turismo, ajudando em todas as etapas do processo e garantindo que os requisitos sejam cumpridos. O órgão também analisa e aprova as inscrições, que são enviadas ao Ministério do Turismo para publicação.
*Com informações da Setur-PA