A Amazon Web Services (AWS), unidade de serviços em nuvem da Amazon, registrou uma pane nesta segunda-feira, 20 de novembro, impactando a conectividade de diversas empresas e interrompendo o funcionamento de populares sites e aplicativos em escala global.
Impacto nos serviços
A AWS confirmou o aumento nas taxas de erro e latência para múltiplos serviços na região US-EAST-1, em sua página de status. Empresas como Perplexity, Coinbase e Robinhood atribuíram as interrupções à falha na infraestrutura da AWS.
“O Perplexity está fora do ar agora. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver”, informou Aravind Srinivas, CEO da Perplexity, em publicação na rede social X (antigo Twitter).
A AWS fornece serviços de computação, armazenamento de dados e outras soluções digitais para empresas, governos e usuários individuais. Interrupções em seus servidores podem provocar falhas em plataformas que dependem de sua infraestrutura de nuvem.
O site de compras Amazon, o serviço de streaming Prime Video e a assistente virtual Alexa também apresentaram instabilidades, de acordo com o Downdetector, plataforma que monitora a disponibilidade de sites e serviços.
Entre os jogos afetados estão Fortnite, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans. No setor financeiro, Venmo (do PayPal) e Chime também registraram problemas. O aplicativo de transporte Lyft também ficou indisponível para milhares de usuários nos Estados Unidos.
Meredith Whittaker, presidente do aplicativo de mensagens Signal, confirmou que sua plataforma também foi afetada pela pane na AWS.
A Amazon e a AWS não responderam a pedidos de comentário da agência.











